domingo, 15 de setembro de 2013

Um Crime Racial

Um Crime Racial (Spinning Into Butter, EUA, 2007) – Nota 5,5
Direção – Mark Brokaw
Elenco – Sarah Jessica Parker, Mykelti Williamson, Miranda Richardson, Beau Bridges, Paul James, James Rebhorn.

A orientadora pedagógica Sarah Daniels (Sarah Jessica Parker) trabalha na Universidade de Belmont, local tradicionalmene voltado para alunos brancos e ricos, mas por conta da lei de cotas para minorias, hoje a instituição recebe também alunos negros, hispânicos e orientais. 

A aparente tranquilidade é abalada quando um aluno negro, Simon Brick (Paul James), recebe bilhetes racistas e ameaçadores. A princípio a universidade tenta a abafar o caso, mas alguém avisa ao repórter negro Aaron Carmichael (Mykelti Williamson), que começa a investigar o acontecido e faz amizade com Sarah, que por seu lado tenta ao mesmo tempo manter o emprego e a integridade frente as decisões erradas do conselho da universidade. 

A história interessante e polêmica é tratada sem profundidade neste drama que pretende mexer num tema espinhoso, mas tem um roteiro que não decola e deixa a impressão que faltou coragem também ao diretor. 

Sarah Jessica Parker (com os cabelos negros, apesar de estarem claros no cartaz) não consegue se aprofundar na personagem, que parece indecisa todo o tempo e o resto do elenco apenas cumpre a obrigação, com os veteranos Miranda Richardson, Beau Bridges e James Rebhorn no papel dos líderes da universidade, personagens que tentam ser politicamente corretos, mas que no fundo são extremamente preconceituosos. 

O resultado é uma boa história desperdiçada. 

Nenhum comentário: