sexta-feira, 20 de setembro de 2013

The Way - O Caminho de Santiago

The Way – O Caminho de Santiago (The Way, EUA / Espanha, 2010) – Nota 8
Direção – Emilio Estevez
Elenco – Martin Sheen, Emilio Estevez, Deborah Kara Unger, Yorick van Wageningen, James Nesbitt, Matt Clark, Tcheky Karyo, Angela Molina.

O oftalmologista Tom (Martin Sheen) recebe a notícia de que seu filho Daniel (Emilio Estevez) morreu em um acidente quando iniciava o peregrinação entre Saint Jean Pied de Port na França até Santiago de Compostela na Espanha. Tom, que pouco falava com o filho desde que o rapaz decidiu viajar pelo mundo, se assusta com a situação e segue para a França para buscar o corpo. 

Na pequena cidade francesa, Tom descobre que a maioria dos visitantes estão ali para fazer a peregrinação, fato que ele que desconhecia completamente. As lembranças do filho, que abandonou tudo pelo sonho de viajar, faz com que Tom decida percorrer o longo caminho até a Espanha, carregando as cinzas do jovem. 

Pelo caminho, ele fará amizade com o falante holandês Joost (Yorick van Wageningen), com a amargurada canadense Sarah (Deborah Kara Unger) e o escritor irlandês Jack (James Nesbitt), sem contar outros personagens como um velho padre (Matt Clark). 

Baseado no livro do escritor irlandês Jack Hitt, que relata uma historia real presenciada por ele e aqui no filme é representado pelo ótimo James Nesbitt, é provavelmente o primeiro longa que tem a peregrinação para Santiago de Compostela como tema principal. 

O papel principal é um presente de Emilio Estevez ao pai Martin Sheen, que tem a oportunidade de interpretar um personagem que a princípio deseja cumprir o que seu filho não conseguiu, como uma espécie homenagem, mas que durante o percurso descobre uma nova vida, um sentimento que ele nunca havia experimentado, que vai além do sucesso profissional ou financeiro. 

O roteiro adaptado por Emilio Estevez desenvolve de forma interessante a história de cada personagem, com suas motivações, frustrações, virtudes e defeitos, todos numa jornada em busca de algo a mais na vida. 

É ao mesmo um filme simples e extremamente sensível, com personagens reais e belíssimas paisagens na França e Espanha.    

Nenhum comentário: