domingo, 22 de setembro de 2013

Filmes Policiais B dos Anos Oitenta - Parte I

Território Inimigo (Enemy Territory, EUA, 1987) – Nota 7
Direção – Peter Manoogian
Elenco – Gary Frank, Ray Parker Jr, Jan Michael Vincent, Tony Todd, Stacey Dash.

O vendedor de seguros Barry (Gary Frank) aceita visitar um cliente em um decadente conjunto habitacional no final do dia. Sem conhecer o local, Barry acaba se desentendendo com alguns rapazes que fazem parte de uma gangue conhecida como “os vampiros”. Jurado de morte, Barry foge desesperadamente e tenta procurar ajuda com outros moradores, que também morrem de medo da gangue. 

Com um fio de história como premissa, o diretor Peter Manoogian criou um filme tenso, que prende a atenção e explora ao máximo o verdadeiro labirinto que é o conjunto habitacional. O elenco é curioso, tem o desconhecido Gary Frank como protagonista e como coadjuvantes o cantor Ray Parker Jr, conhecido pela música-título de “Os Caça-Fantasmas”, o outrora astro Jan Michael Vincent como um veterano de guerra que vive numa cadeira de rodas, além do sinistro Tony Todd como líder da gangue. 

Apesar de quase esquecido atualmente, é um filme que chega a ser cult.

Maniac Cop – O Exterminador (Maniac Cop, EUA, 1988) – Nota 6
Direção – William Lustig
Elenco – Tom Atkins, Bruce Campbell, Laurene Landon, Richard Roundtree, William Smith, Sheree North, Robert Z'Dar.

Em Nova York, várias mulheres são assassinadas de forma brutal. As pistas levam o detetive Frank McCrae (Tom Atkins) a acreditar que o assassino é um policial, tendo como principal suspeito o oficial Forrest (Bruce Campbell), que para provar sua inocência decide se unir ao detetive para investigar o caso. 

Quase cult também, este longa que mistura o gênero policial com horror, fez sucesso nas locadoras no final dos anos oitenta e gerou duas continuações com o mesmo diretor. 

Além do clima de suspense, o destaque é o elenco encabeçado por figuras conhecidas como Tom Atkins, ator habitual nos filmes de John Carpenter e Bruce Campbell, astro da trilogia “Evil Dead” e parceiro de Sam Raimi, sem contar os sinistros William Smith e Robert Z’Dar, este último um gigante assustador com um queixo enorme.

O Próximo Alvo (Hit List, EUA, 1989) – Nota 6
Direção – William Lustig
Elenco – Jan Michael Vincent, Leo Rossi, Lance Henriksen, Charles Napier, Rip Torn, Harold Sylvester, Jere Burns, Ken Lerner.

Jack Collins (Jan Michael Vincent) chega em casa e encontra a esposa e um amigo mortos, além de seu filho ter sido sequestrado. O assassino (Lance Henriksen) foi contratado pelo mafioso Vic Luca (Rip Torn) para eliminar uma testemunha (Leo Rossi) que está em poder da polícia, porém o matador ao tentar atacar a família do sujeito, acaba errando o endereço. Jogado no meio da confusão, Jack decide driblar o FBI e sequestrar a testemunha para tentar localizar seu filho. 

Com uma história exagerada, típica de filme B, o longa diverte pelo elenco recheado de canastrões famosos e as boas cenas de ação. É o típico filme para assistir sem se preocupar com os furos na trama.

O Vingador Sanguinário (True Blood, EUA, 1989) – Nota 5,5
Direção – Frank Kerr
Elenco – Jeff Fahey, Chad Lowe, Sherilyn Fenn, James Tolkan, Billy Drago, Ken Foree, John Capodice.

O jovem Raymond Trueblood (Jeff Fahey) é membro de uma gangue que tem uma rixa como outro grupo liderado pelo violento Spider (Billy Drago). Quando um policial é assassinado, Raymond foge e deixa o irmão pequeno. Dez anos depois, Raymond volta para o local e encontra o irmão (Chad Lowe) agora como membro da gangue de Spider, sem contar que a polícia ainda o procura. 

O roteiro utiliza a clássica história do personagem que tenta resolver conflitos do passado, mas que acaba criando um problema ainda maior. A narrativa é lenta e pouca coisa acontece até o final.

O elenco de canastrões tem Jeff Fahey (o piloto Frank Lapidus de "Lost") que na época tentava fazer carreira de galã, Chad Lowe, o irmão ainda menos talentoso do que Rob Lowe, a bela e fraquinha Sherilyn Fenn de “Twin Peaks” e o eterno vilão Billy Drago.

3 comentários:

renatocinema disse...

Lembro desse O Exterminador.......bem meia boca, para meu gosto.

Mas ,sempre temos que revisitar nossas histórias.

abs

Alan Raspante disse...

Até que fiquei com vontade de conferir este território inimigo...

Hugo disse...

Renato - Acredito que o Exterminador que vc cita é um longa com Robert Ginty. É outro filme, que por sinal foi reprisado dezenas de vezes no SBT.

Alan - É um filme legal que fez algum sucesso nas locadoras no final dos anos oitenta.

Abraço