terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Prometida & Labirinto - A Magia do Tempo


A Prometida (The Bride, EUA, 1985) – Nota 6
Direção – Franc Roddam
Elenco – Sting, Jennifer Beals, Clancy Brown, David Rappaport, Geraldine Page, Anthony Higgins, Verushka.

O Barão Von Frankenstein (Sting) realiza em parte seu sonho de criar vida ao fazer “renascer” um homem que mais parece um monstro (Clancy Brown). Insatisfeito, o Barão decide criar uma mulher e sua experiência resulta na bela Eva (Jennifer Beals). A beleza de Eva desperta o desejo no Barão e na criatura, que entram em conflito. A criatura destrói o laboratório e foge, aparentemente deixando o caminho livre para o Barão, porém seu instinto fará com que volte para acertar as contas. 

Esta versão pop da clássica história de Frankestein tinha como objetivo alavancar a carreira do cantor Sting no cinema, tendo como par romântico a estrela de “Flashdance”, a morena Jennifer Beals, mas infelizmente o filme fracassou nas bilheterias e o casal de protagonistas não conseguiu se firmar na carreira. 

Jennifer Beals ainda está na ativa, mas nunca alcançou o status de estrela, enquanto Sting deixou o cinema de lado no final dos anos oitenta e teve apenas mais um papel de destaque como coadjuvante no ótimo “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes”.

Labirinto – A Magia do Tempo (Labyrinth, EUA / Inglaterra, 1986) – Nota 7
Direção – Jim Henson
Elenco – David Bowie, Jennifer Connelly.

A adolescente Sarah (Jennifer Connelly) é obrigada pelo pai e a madrasta a cuidar do irmão pequeno que ainda é bebê. Não gostando da situação, Sarah decide ler a história dos Goblins e pede para que aquelas criaturas levem seu irmão. De forma inacreditável, seu irmão desaparece e Sarah é transportada para o mundo dos Goblins, onde terá de atravessar um complicado labirinto para chegar até o castelo do rei Jareth (David Bowie) e assim salvar seu irmão. 

Clássico da fantasia dos anos oitenta, este longa foi dirigido por Jim Henson (falecido em 1990), o criador dos Muppets, que aqui utilizou toda sua experiência com bonecos animados para criar os Goblins. Mesmo que hoje pareçam pré-históricos, os efeitos especiais utilizados em algumas sequências era o que de melhor existia na época. 

Vale destacar David Bowie, que estava sua fase mais efetiva como ator e uma ainda adolescente Jennifer Connelly.

3 comentários:

renatocinema disse...

Labirinto e sua trilha sonora, mágica, fazem parte de minha adolescência.

abs

Fabiane Bastos disse...

ADORO!!!
Quando era pequena assistia tanto esse filme que quando entrava na locadora a atendente dizia: e aí "Labirinto", vai ver o que hoje?

Hugo disse...

Renato e Fabiane - São dois filmes que marcaram o cinema de fantasia dos anos oitenta.

Abraço