sábado, 27 de abril de 2013

Todos a Bordo

Todos a Bordo (Get on the Bus, EUA, 1996) – Nota 7,5
Direção – Spike Lee
Elenco – Charles S. Dutton, Ossie Davis, Andre Braugher, Isaiah Washington, Richard Belzer, Gabriel Casseus, Albert Hall, Thomas Jefferson Byrd, Roger Guenveur Smith, Hill Harper, Wendell Pierce, DeAundre Bonds, Randy Quaid, Bernie Mac, Harry Lennix.

Em 1995, o líder religioso Louis Farrakhan organizou a chamada “Marcha de um Milhão de Homens”, convidando os negros americanos e suas famílias para se juntarem em um protesto pacífico em Washington. O fato motivou o diretor Spike Lee a filmar este “Todos a Bordo”, focando em vários personagens que não se conhecem e se juntam para viajar de ônibus até Washington e participar da marcha. 

O grande acerto de Lee foi reunir pessoas de diferentes idades, pensamentos, classes sociais e religiões, que tem em comum apenas a cor da pele ou a origem afro-americano. Esta mescla de pessoas convive durante três dias de viagem, onde criam laços, mas também geram conflitos, mostrando que o preconceito existe em todo o tipo de pessoa e de várias formas. 

Entre os personagens temos o motorista que tenta minimizar os problemas (Charles S. Dutton), um famoso ator arrogante (Andre Braugher), um jovem muçulmano (Gabriel Casseus), um homossexual conservador (Isaiah Washingyon), um sujeito rico e elitista (Wendell Pierce) e ainda o melhor dos personagens, um velho que sofreu o preconceito por toda a vida (o falecido Ossie Davis). 

Essa gama de personagens cria um universo riquíssimo de discussões sobre experiências, vida e preconceito, pena que hoje o filme esteja quase esquecido. 

O elenco é praticamente todo formado por atores negros, com exceção de Richard Belzer e da pequena participação de Randy Quaid.    

2 comentários:

Fábio Henrique Carmo disse...

Taí um cineasta que preciso conhecer melhor.

Abraço!

Hugo disse...

Fábio - A filmografia de Spike Lee é rica, vale a pena ser conhecida.

Abraço