terça-feira, 2 de abril de 2013

Pra Frente Brasil

Pra Frente Brasil (Brasil, 1982) – Nota 7,5
Direção – Roberto Farias
Elenco – Reginaldo Faria, Antônio Fagundes, Carlos Zara, Cláudio Marzo, Natália do Valle, Elizabeth Savalla.

Em 1970, durante a Copa do Mundo do México, no auge da repressão da ditadura militar e também do chamado “Milagre Econômico”, Jofre Godoy (Reginaldo Faria) é um simples trabalhador da classe média, que por acaso divide o táxi com um militante de esquerda e por este motivo é preso e torturado por agentes da repressão que o consideram subversivo. Após ele desaparecer, seu irmão Miguel (Antônio Fagundes) e sua esposa Marta (Natália do Valle) iniciam uma peregrinação para localizá-lo, sendo ignorados pela polícia e ainda ameaçados por tentarem enfrentar o sistema. 

Este longa é um marco do cinema nacional por ter sido um dos primeiros a mexer no vespeiro da ditadura, tendo sido liberado para exibição apenas em 1983 após uma batalha com a censura, que se não era a mesma dos anos setenta, ainda tinha poder para vetar filmes, músicas e peças de teatro. 

Diz a lenda, que a ideia do filme nasceu de um incidente com o ator Reginaldo Faria, que teria brincando com uma mulher em um aeroporto dizendo que estava armado e a conversa foi ouvida por policiais que o levaram para uma sala onde ele teria sofrido tortura psicológica até conseguir convencê-los que era apenas uma brincadeira. 

Verdade ou não, o roteiro escrito por Reginaldo e por seu irmão, o diretor Roberto Farias acerta ao mostrar o absurdo das ações da ditadura, que a princípio consideravam todos os suspeitos culpados, com um detalhe especial sinistro, os agentes são mostrados como homens trabalhando para um grupo de empresários que apoiavam a ditadura, não diretamente para o governo. 

Este fato é livremente inspirado na história do empresário dinamarquês Henning Albert Boilesen, sujeito radicado no Brasil que teria financiado a terrível Operação Bandeirantes (OBAN), que prendeu, torturou e matou várias pessoas. Existe um documentário sofre o assunto chamado “Cidadão Boilesen”, porém ainda não tive oportunidade de assistir. 

Voltando ao filme, temos uma primeira parte mais voltada para o desespero e a investigação da família e a parte final dando maior ênfase a ação, sempre mostrando ao fundo cenas dos jogos da Copa do Mundo do México e a alegria da população totalmente alienada com que acontecia nos porões da ditadura. 

É um filme obrigatório para quem gosta de história e principalmente quem quer saber um pouco mais, mesmo que numa ficção, sobre um dos períodos mais tristes da história do Brasil.  

2 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Confesso que atualmente estou meio cansado dos filmes sobre a ditadura militar, mas com certeza Pra frente Brasil é um dos melhores sobre o assunto.

Hugo disse...

Gilberto - Este tem grande importância por ser um dos primeiros utilizar o tema da ditadura.

Abraço