Direção – Vinko Moderndorfer
Elenco – Marko Mandic, Slobodan Custic, Barbara Cerar, Maja
Martina Merljak, Janez Hocevar, Jaka Lah, Janez Skof.
Polde (Janez Hocevar) é um pai de família que trabalha
consertando aparelhos eletrônicos, porém junto com seu auxiliar na oficina e
também amigo Sergej (Marko Mandic), eles roubam quadros valiosos que estão
ilegalmente em poder de pessoas ricas, para em seguida pedir um resgate. Esta
elite, durante o regime comunista iugoslavo, se apoderou das obras se
aproveitando da influência que tinham no governo e por este motivo não podem acionar a polícia.
O golpe que parecia simples, fica complicado quando durante
o roubo de um quadro (o Paisagem nº 2 do título) na casa de um ex-general
(Janez Skoff), o irresponsável Sergej leva consigo dinheiro e alguns documentos
que comprovam a ajuda de militares eslovenos na morte de milhares de civis
pelos nazistas durante a Segunda Guerra. Para recuperar os documentos e não
deixar que o segredo seja revelado, o militar aposentado chama um assassino
(Slobodan Custin) para realizar o serviço sujo.
Os longas produzidos nos
últimos anos pelos países que pertenciam a antiga Iugoslávia geralmente focam a
sangrenta Guerra das Balcãs, que arrasou a região no início dos anos noventa,
porém este interessante filme vai mais longe, utiliza como pano de fundo a
colaboração dos próprios militares eslovenos com os nazistas.
A primeira parte é quase toda voltada para mostrar a irresponsabilidade do personagem Sergej, que mente para o amigo e para as
duas namoradas, a tímida Magda (Barbara Cerar) e a fogosa Jasna (Maja Martina
Merljak), inserindo ainda ousadas cenas de sexo entre ele e Jasna, porém a
segunda parte muda o foco, colocando em cena o assassino, que parte na caçada
em busca dos documentos deixando um rastro de sangue pelo caminho, até o final
que pode ser considerado um cruel castigo.
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