sábado, 13 de abril de 2013

Landscape Nº 2

Landscape Nº 2 (Pokrajina St.2, Eslovênia, 2008) – Nota 7,5
Direção – Vinko Moderndorfer
Elenco – Marko Mandic, Slobodan Custic, Barbara Cerar, Maja Martina Merljak, Janez Hocevar, Jaka Lah, Janez Skof.

Polde (Janez Hocevar) é um pai de família que trabalha consertando aparelhos eletrônicos, porém junto com seu auxiliar na oficina e também amigo Sergej (Marko Mandic), eles roubam quadros valiosos que estão ilegalmente em poder de pessoas ricas, para em seguida pedir um resgate. Esta elite, durante o regime comunista iugoslavo, se apoderou das obras se aproveitando da influência que tinham no governo e por este motivo não podem acionar a polícia. 

O golpe que parecia simples, fica complicado quando durante o roubo de um quadro (o Paisagem nº 2 do título) na casa de um ex-general (Janez Skoff), o irresponsável Sergej leva consigo dinheiro e alguns documentos que comprovam a ajuda de militares eslovenos na morte de milhares de civis pelos nazistas durante a Segunda Guerra. Para recuperar os documentos e não deixar que o segredo seja revelado, o militar aposentado chama um assassino (Slobodan Custin) para realizar o serviço sujo. 

Os longas produzidos nos últimos anos pelos países que pertenciam a antiga Iugoslávia geralmente focam a sangrenta Guerra das Balcãs, que arrasou a região no início dos anos noventa, porém este interessante filme vai mais longe, utiliza como pano de fundo a colaboração dos próprios militares eslovenos com os nazistas. 

A primeira parte é quase toda voltada para mostrar a irresponsabilidade do personagem Sergej, que mente para o amigo e para as duas namoradas, a tímida Magda (Barbara Cerar) e a fogosa Jasna (Maja Martina Merljak), inserindo ainda ousadas cenas de sexo entre ele e Jasna, porém a segunda parte muda o foco, colocando em cena o assassino, que parte na caçada em busca dos documentos deixando um rastro de sangue pelo caminho, até o final que pode ser considerado um cruel castigo.  

Nenhum comentário: