segunda-feira, 29 de abril de 2013

Selvagens

Selvagens (Savages, EUA, 2012) – Nota 7,5
Direção – Oliver Stone
Elenco – Taylor Kitsch, Aaron Johnson, Blake Lively, Benicio Del Toro, John Travolta, Salma Hayek, Demian Bichir, Emile Hirsch, Joaquin Cosio, Antonio Jaramillo.

Em Laguna Beach na Califórnia, a dupla de amigos Chon (Taylor Kitsch) e Ben (Aaron Johnson) comandam um lucrativo negócio de distribuição de maconha. A dupla divide também o amor e a cama de Ophelia “O” (Blake Lively). Chon é um ex-fuzileiro naval, enquanto Ben é um sujeito pacífico que utiliza parte do dinheiro ganho em projetos sociais na África e na Ásia. 

O dinheiro envolvido no negócio chama a atenção do Cartel de Baja, um grupo de traficantes mexicanos liderados por Elena “La Reina” (Salma Hayek), que está em guerra com o grupo de El Azul (Joaquin Cosio) e por isso deseja expandir seus negócios para os Estados Unidos. O braço direito de Elena é o violento Lado (Benicio Del Toro), que para forçar os amigos a aceitar um acordo, sequestra a bela Ophelia. A princípio eles decidem aceitar a proposta para manter Ophelia viva, porém sabem que precisam reagir para sobreviver, fato que dará início a uma violenta guerra. No meio desta confusão está ainda Dennis (John Travolta), um corrupto agente do FBI que aparentemente ajuda a dupla de amigos nos negócios. 

Depois de dois trabalhos interessantes, mas sem grandes surpresas como “W” e “Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme”, o polêmico diretor Oliver Stone volta a seu estilo habitual com uma visão violenta e assustadora sobre os cartéis de drogas mexicanos. Todos sabem que a fronteira do México com os Estados Unidos é um dos locais mais violentos do mundo atualmente, por causa do tráfico de drogas, sem contar a questão dos imigrantes ilegais, tendo a cidade de Tijuana como ponto principal desta situação. 

Stone não poupa o espectador da violência desmedida dos cartéis, que utilizam o terror para destruir concorrentes ou quem quer que cruze seu caminho, aqui tendo como contraponto uma dupla de traficantes que procura paz, mas que decide reagir para salvar a mulher amada. O misto do realismo da violência do tráfico, com a quase absurda história de amor, lembram o estilo que Stone utilizou em “Assassinos por Natureza”, sendo que aqui o psicopata é o vilão vivido por Benicio Del Toro, enquanto o trio da história de amor são quase como um grupo Robin Hood moderno. Stone filma ainda duas cenas quentes de sexo protagonizadas pela deliciosa Blake Lively, que por sinal também narra a história. 

O filme perde um pouco apenas na sequência final, no clímax entre os traficantes, que foge do lugar comum criando uma solução totalmente cínica, mesmo assim o resultado é um bom espetáculo, com uma narrativa original que tem a cara de Oliver Stone.     

2 comentários:

Kamila disse...

O Oliver Stone é um bom diretor e eu gostei da forma visual como ele apresentou “Selvagens”. Entretanto, a previsibilidade da história e, principalmente, do seu ato final me incomodou muito. De todo jeito, o filme valeu a pena para vermos Benicio del Toro e Salma Hayek em atuações inspiradas, como há muito tempo não se via.

Hugo disse...

Kamila - O final decepciona um pouco, mas o filme no geral é bem interessante.

Abraço