sábado, 6 de abril de 2013

Nos Calcanhares da Máfia

Nos Calcanhares da Máfia (The Pope of Greenwich Village, EUA, 1984) – Nota 7
Direção – Stuart Rosenberg
Elenco – Eric Roberts, Mickey Rourke, Daryl Hannah, Geraldine Page, Kenneth McMillan, Tony Musante, M. Emmet Walsh, Burt Young, Jack Kehoe, Philip Bosco, Val Avery, Joe Grifasi.

Quem conhece meu blog sabe que comento sobre filmes de todos os tempos, muitas vezes buscando longas esquecidos no tempo. É o caso deste interessante “Nos Calcanhares na Máfia”, que na época trazia um elenco encabeçado por atores emergentes e uma trama que lembrava os primeiros filmes de Scorsese, como “Caminhos Perigosos”. 

A história tem como protagonistas os primos Paulie (Eric Roberts) e Charlie (Mickey Rourke), que vivem em Nova York e sonham com uma vida melhor, porém de formas diferentes. Charlie trabalha como maitre num restaurante, namora a bailarina Diane (Daryl Hannah) e tem como objetivo abrir seu próprio estabelecimento, enquanto o sonhador Paulie procura a sorte grande nos cavalos. Quando Charlie perde o emprego, Paulie o procura e diz ter o plano perfeito para enriquecer. Paulie pretende roubar um cofre e utilizar o dinheiro para apostar em um cavalo que já teria a vitória garantida, desta forma rendendo dinheiro até mesmo para Charlie abrir seu restaurante. O plano se transforma em pesadelo quando a dupla descobre que roubou dinheiro sujo, que pertencia ao chefão mafioso Eddie (Burt Young) e a um grupo de policiais corruptos. 

O cinéfilo que olha hoje para este elenco sem conhecer o cinema dos anos oitenta a fundo, acredita ser apenas um filme policial vagabundo, igual a tantos outros protagonizados por Eric Roberts (irmão de Julia Roberts) e até mesmo por Mickey Rourke, que mesmo tentando reerguer a carreira nos últimos anos, cansou de trabalhar em porcarias nas duas últimas décadas. Porém a realidade aqui era outra, na época os dois eram atores promissores e tiveram seus momentos de glória nos anos seguintes. 

Em 1985, Roberts co-estrelou ao lado de Jon Voight a aventura “Expresso Para o Inferno” e chegou a concorrer ao Oscar de Ator Coadjuvante, enquanto Rourke engatou uma sequência de sucessos com “O Ano do Dragão”, “Nove e Meia Semanas de Amor” e “Coração Satânico”, além de terem ao lado a belíssima Daryl Hannah, que havia chamado a atenção em “Blade Runner”. 

O elenco tem como destaque ainda a veterana Geraldine Page, que aparece na tela apenas pouco mais de dez minutos interpretando a mãe de um policial corrupto e mesmo assim concorreu ao Oscar de Atriz Coadjuvante. Ela não venceu, mas acabou premiada com o Oscar de Melhor Atriz no ano seguinte pelo sensível “O Regresso Para Bountiful”. 

Vale destacar ainda a direção do falecido Stuart Rosenberg, que capta com perfeição a Nova York dos anos oitenta, quando a cidade ainda estava em processo de transformação, deixando de ser a cidade suja e violenta dos anos setenta e abrindo caminho para se tornar a metrópole dos yuppies e novos ricos. Mesmo com uma carreira irregular, Rosenberg deixou dois dos melhores filmes sobre o sistema prisional americano, os dramas “Rebeldia Indomável” com Paul Newman e o ótimo “Brubaker” com Paul Robert Redford. 

2 comentários:

Rone Stocco disse...

Olas, , possuo uma copia desse filme em DVD dublado, considero um dos grandes filmes do Mickey Rourke tendo uma excelente trilha sonora com destaque para Frank Sinatra (Summer wind ) .

Hugo disse...

Rone - Mickey Rourke e também Eric Roberts eram atores promissores na época.

Abraço