quarta-feira, 24 de abril de 2013

A Primeira Noite de um Homem

A Primeira Noite de um Homem (The Graduate, EUA, 1967) – Nota 8
Direção – Mike Nichols
Elenco – Dustin Hoffman, Anne Bancroft, Katharine Ross, William Daniels, Murray Hamilton, Elizabeth Wilson, Buck Henry, Normal Fell.

Após se formar na universidade, o jovem Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) volta para a casa dos pais na Califórnia, que entusiasmados dão um carro como presente ao filho e ainda resolvem fazer uma festa. Durante a festa, a vizinha Mrs. Robinson (Anne Bancroft) que passa por uma crise no casamento, se interessa por Benjamin e cria uma situação para que ele a leve para casa. O ingênuo e tímido Benjamin passa a ser bombardeado de indiretas pela mulher, que consegue seduzir jovem é iniciá-lo na vida sexual. Pouco tempo depois, Elaine (Katharine Ross) que é filha do casal Robinson e também estava na universidade, volta para casa e inicia um namoro com Benjamin, sem saber da história dele com sua própria mãe. 

Clássico do cinema romântico, este longa foi o segundo trabalho de Mike Nichols no cinema e já mostra uma das marcas do estilo do diretor, os diálogos afiados que misturam ironia, cinismo e duplo sentido. Outro destaque é a trilha sonora da dupla Simon & Garfunkel, que chegaram ao topo das paradas com músicas como “The Sound of Silence” e “Mrs. Robinson”. 

O trio principal tem atuação destacada, com Dustin Hoffman em seu primeiro grande papel, com a curiosidade de interpretar um jovem de vinte e um anos, quando na realidade ele já tinha trinta. Por outro lado, a falecida Anne Brancroft (que foi casada por décadas com o diretor Mel Brooks) tinha apenas trinta e sete anos e interpretava uma mulher de quase cinquenta, inclusive na aparência. O terceiro elo da trama era a bela Katharine Ross, que mesmo participando de outros filmes importantes como “Butch Cassidy” e “Willie Boy”, nunca chegou a ser considerada uma grande atriz e a partir de meados dos anos oitenta fez pouquíssimos trabalhos, tendo como último destaque um ponta no ótimo “Donnie Darko”. 

4 comentários:

Kamila disse...

Gosto muito de “A Primeira Noite de um Homem”. Acho um filme bem interessante na forma como vai desenhando o personagem interpretado por Dustin Hoffman e os conflitos e os relacionamentos que ele vai vivenciando. Gosto mais ainda da trilha sonora clássica composta por Simon & Garfunkel e do final ambíguo, que alterna a felicidade da traquinagem com a apreensão pelo futuro. É a prova da imaturidade, em geral, da personagem do Dustin Hoffman. Ele não aprendeu nada durante o que viveu no filme.

Hugo disse...

Kamila - A história é perfeita para época em que o filme foi produzido e a trilha sonora também de primeira qualidade.

K disse...

Tenho muita vontade de ver esse filme..... Adoro a música... Abraço

Hugo disse...

K - A música é ótima, assim como o filme.

Abraço