quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Preciosa

Preciosa (Precious, EUA, 2009) – Nota 8
Direção – Lee Daniels
Elenco – Gabourey Sidibe, Mo’Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Sherri Shepherd, Lnny Kravitz, Stephannie Andujar, Chyna Layne.

Harlem, 1987, a jovem obesa de dezesseis anos Clareece Precious Jones (Gabourey Sidibe) vive um inferno. Grávida pela segunda vez do próprio pai, ela ainda precisa enfrentar a mãe (Mo’Nique) que a humilha constantemente alegando que a garota roubou seu marido. 

Quando a direção da escola descobre que Precious está grávida novamente, ela acaba sendo expulsa e enviada para uma escola especial. Neste novo local ela encontra a professora Blu Rain (Paula Patton) que procura mostrar as garotas excluídas daquela classe, que elas devem mostrar seus sentimentos e assumir suas responsabilidades para melhorar de vida. 

Este doloroso drama é baseado num livro da ex-professora Sapphire, que durante anos lecionou para jovens pobres do Harlem e com esta experiência fez uma compilação dos problemas que foi testemunha para escrever o livro. 

É com certeza um dos filmes mais tristes dos últimos anos, que mostra uma realidade vivida silenciosamente por muitas pessoas no mundo, aqui representada pela sensível interpretação da novata Gabourey Sidibe, que cria uma personagem que se fechou em seu mundo para tentar sobreviver aos abusos. É obrigatório aplaudir também a sensacional atuação da comediante Mo’Nique como a terrível mãe, papel que lhe rendeu o Oscar de Atriz Coadjuvante. 

Como curiosidade, vale destacar as participações da cantora Mariah Carey, que sem maquiagem alguma interpreta uma assistente social e o cantor Lenny Kravitz como um enfermeiro. 

O resultado fica longe dos filmes que criam uma situação de redenção para o protagonista, aqui a realidade é nua e crua. 

7 comentários:

Luís disse...

Gosto da discussão do filme, mas acho que ele é muito mais sociológico do que verdadeiramente interessante enquanto filme. Acho, inclusive, bastante estranhas as indicações de Sidibe e Mo'Nique.

Amanda Aouad disse...

É um filme que dói na alma mesmo. Sem refrescos.

bjs

! Marcelo Cândido ! disse...


Forte e inesperado !

Gilberto Carlos disse...

Um filme soberbo. A prova de que a realidade pode ser dolorosa.

Hugo disse...

Luís - Indicações para Oscar são muitas vezes controversas, mas não se pode negar que as duas atrizes estão perfeitas aqui.

Amanda - Tristeza do início ao fim.

Marcelo - Uma boa surpresa.

Gilberto - Em alguns casos extremamente dolorosa.

Abraço

J. BRUNO disse...

Ainda não vi, ele está na minha lista faz bastante tempo. Eu gosto deste tipo de história, nas quais a realidade, como ela é, se sobrepõe ao romantismo e ao triunfalismo, que geralmente são observados em obras do gênero...

http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/08/monty-python-em-busca-do-calice-sagrado.html

Hugo disse...

J. Bruno - A história passa longe de um final feliz.

Abraço