quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Espionagem na Rede & Sob Controle


Espionagem na Rede (Demonlover, França, 2002) – Nota 6
Direção – Olivier Assayas
Elenco – Connie Nielsen, Charles Berling, Chloe Sevigny, Dominique Reymond, Jean Baptiste Malartre, Gina Gershon, Edwin Gerard, Thomas M. Pollard.

Numa grande corporação especializada em investir em empresas que trabalham com a internet, um grupo de executivos vive num mundo de disputas e traições em busca de lucro e poder. 

A ambiciosa Diane de Monx (Connie Nielsen) é a protagonista que consegue tomar o lugar de uma rival e ser indicada para negociar um grande contrato com uma empresa japonesa de animes adultos. Logo, ela percebe que a secretaria Elise (Chloe Servigny) a odeia e também desconfia que Hervé (Charles Berling), outro executivo da empresa, parece conhecer seu segredo, porém é apenas o início de uma intrincada trama envolvendo pessoas perigosas. 

A interessante premissa se perde na escolha do diretor em querer fazer um filme com cara de moderno, que passa um certo ar de arrogância principalmente no roteiro, que não conecta com clareza a complexa trama que começa com uma disputa de executivos, passa por algumas reviravoltas misturadas com violência e chega até o mundo dos snuff movies feitos diretamente para internet. 

Sob Controle (Surveillance, EUA / Alemanha / Canadá, 2008) – Nota 6
Direção – Jennifer Lynch
Elenco – Bill Pullman, Julia Ormond, Ryan Simpkins, Anita Smith, Michael Ironside, Cheri Oteri, Kent Harper, French Stewart.

Numa pequena cidade do oeste americano, um casal é atacado em sua residência. O marido é assassinado e a esposa aparentemente seqüestrada. Um dupla de agentes do FBI (Bill Pullman e Julia Ormond) chega na pequena delegacia do local para investigar o caso e também uma chacina ocorrida no dia anterior, quando vários pessoas foram assassinadas na estrada, entre elas um policial. 

Assim que começa a investigação, os sobreviventes da chacina, uma pequena garota (Ryan Simpkins), uma jovem viciada (Anita Smith) e um policial (Kent Harper) contam versões confusas da história, porém o espectador acompanha o que realmente ocorreu em flashnacks. 

Este estranho filme foi dirigido pela filha de David Lynch, que anteriormente havia feito apenas um longa quinze anos antes, o polêmico “Encaixotando Helena”, que na época rendeu uma disputa jurídica entre ela e a atriz Kim Basinger, que se recusou a atuar no filme após assinar o contrato e descobrir as cenas bizarras que teria de participar. 

O roteiro escrito pela diretora e pelo ator Kent Harper segue a linha dos filmes de suspense sobre psicopatas, porém tem alguns furos. Além disso, para quem prestar atenção, alguns detalhes entregam os criminosos logo após a primeira metade da história. 

Nenhum comentário: