sábado, 25 de agosto de 2012

O Rio Selvagem & Águas Perigosas


O Rio Selvagem (The River Wild, EUA, 1994) – Nota 7
Direção – Curtis Hanson
Elenco – Meryl Streep, Kevin Bacon, David Strathairn, Joseph Mazzello, John C. Reilly, Benjamin Bratt, William Lucking.

Gail Hartman (Meryl Streep) é uma ex-guia de turismo que junto com o marido (David Straithairn) e o filho pequeno (Joseph Mazzello) decide descer o rio Colorado em um bote. No caminho eles encontram dois sujeitos (Kevin Bacon e John C. Reilly), que dizem estar perdidos e que precisam de um guia para encontrar alguns amigos em um determinado local, mas na verdade os dois homens são assaltantes que necessitam do guia para fugir da polícia. 

A trama extremamente simples é bem conduzida por Curtis Hanson (“Los Angeles – Cidade Proibida”), que cria boa sequências de aventura e suspense no rio e na floresta, valorizadas pelo bom elenco. A dupla de bandidos cumpre bem o papel, o sempre bom David Straithairn faz o marido que se vê impotente com a situação e a surpresa é ver Meryl Streep em cenas de ação. A grande atriz acostumada a papéis dramáticos, se mostra aqui desenvolta num papel que exigiu muito na parte física. O resultado é um interessante longa de suspense filmado no meio de belas paisagens naturais. 

Águas Perigosas (White Water Summer, EUA, 1987) – Nota 6,5
Direção – Jeff Bleckner
Elenco – Kevin Bacon, Sean Astin, Jonathan Ward, K. C. Martell, Matt Adler.

Alan (Sean Astin) é um adolescente tímido que é forçado pelos pais a participar de uma aventura nas montanhas comandada pelo guia Vic (Kevin Bacon). Os pais acreditam que Alan precisa de uma experiência como esta para se desenvolver. O garoto acaba tendo de enfrentar além das dificuldades normais de uma difícil trilha, também a tirania de Vic, que força ao limite físico e psicológico ele e os outros três garotos que participam da aventura. A situação fica ainda mais complicada quando Vic sofre um acidente e os garotos são os únicos que podem salvá-lo. 

Um dos clássicos da sessão da tarde dos anos oitenta, esta aventura aproveitava Sean Astin após o sucesso de “Os Goonies” para ser o contraponto ao “vilão” interpretado por Kevin Bacon. As cenas de ação nas montanhas e as sequências no rio são bem filmadas e divertidas, competentes para uma aventura infanto juvenil.  

5 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

O Rio Selvagem eu lembro que passava direto no SBT. Até enjoei, rs! Este outro com Bacon acho que não assisti!

Abs.

! Marcelo Cândido ! disse...

Realmente o Rio Selvagem era carimbado no SBT...

Hugo disse...

Rodrigo e Marcelo - Este "Águas Perigosas" é razoável e "O Rio Selvagem" é melhor, apesar de ter passado diversas vezes no SBT.

Abraço

Amanda Aouad disse...

E antes de passar no SBT, Rio Selvagem já tinha passado algumas vezes na Globo, hehehe. Mas, gosto do filme, seja pelas lembranças da época ou por adorar Meryl Streep de qualquer jeito. É um filme interessante.

Hugo disse...

Amanda - É uma sessão da tarde sem compromissos.