terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão (The Godfather, EUA, 1972) – Nota 10
Direção – Francis Ford Coppola
Elenco – Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, John Cazale, Diane Keaton, Talia Shire, Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Cont, Al Lettieri, Abe Vigoda, Gianni Russo.

Don Vito Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma das famílias mafiosas de Nova York nos anos quarenta. Ele comanda a família com a ajuda do filho mais velho Sonny (James Caan) e de seu filho adotivo Tom Hagen (Robert Duvall) que é seu conselheiro. Vito Corleone tem ainda o filho Fredo (John Cazale), considerado o sujeito mais fraco da família, o caçula Michael (Al Pacino) a quem ele deseja que tenha uma vida fora da Máfia e a filha Connie (Talia Shire). 

O sensacional roteiro do escritor Mario Puzo, que adaptou sua obra para o cinema em parceria com Coppola, venceu o Oscar de Roteiro Adaptado (assim como o longa venceu o de Melhor Filme e Melhor Ator para Marlon Brando) segue a disputa por território e negócios da família Corleone com outras famílias mafiosas, através de alianças, traições e muita violência. 

Várias sequências se tornaram clássicas, como a da cabeça do cavalo sobre a cama, o assassinato de Sonny e até a curiosa cena em que um cantor pede a Don Vito que interceda junto a um produtor de cinema para conseguir um papel, cena esta que dizem ter sido escrita por Mario Puzo baseada na história real de um pedido de Frank Sinatra a um mafioso. Existe ainda a história de que Sinatra deu um soco em Puzo durante um evento irritado por causa da cena. 

Para completar, além da ótima direção de Coppola, o filme vale cada segundo pelo ótimo elenco. Brando venceu merecidamente o Oscar criando um personagem marcante que até hoje é imitado, Pacino tem seu primeiro grande papel no cinema e os coadjuvantes perfeitos, Caan, Cazale, Keaton, Duvall, Shire e Hayden completam o show.    

9 comentários:

Amanda Aouad disse...

Sem palavras mesmo. Grande filme, grandes atuações, ótimo texto. Foi o único filme que tive a paciência de rever com os comentários do diretor em voz over mostrando passo a passo.

bjs

Fábio Henrique Carmo disse...

O que dizer? Obra-prima absoluta, um filme que ralmente faz o cinema ser visto como arte. Praticamente tudo nele é memorável. Abraço!

renatocinema disse...

O filme da minha vida........preciso dizer algo, além disso?

Tudo perfeito: elenco, trilha, roteiro, direção.......

Unknown disse...

Dificil Godfather não esta na lista de favoritos dos cinéfilos. Realmente genial. Curioso que Coppola, visto com desconfiança por Hollywood, onde era visto como um diretor de filmes artisticos, foi amplamente podado durante as filmagens. Ao verem as filmagens diarias (dailies) os produtores achavam um filme escuro, mal iluminado e que iria chatear as pessoas....hahahahha

Morro de rir com essa história.
Talvez a influência dos produtores tenha servido para conter um pouco o gigantesco ego de Coppola e assim modificado sua maneira de ver cinema.

Godfather é um marco. Obra-prima máxima.

Abração!

Emerson disse...

Um dos melhores de todos os tempos!!!Ótimo elenco, trilha sonora...Marlon Brando impecável,excelente!!!

Anônimo disse...

Eu ainda não vi esse filme, acredita?

Desde o mês passado que eu venho cogitando assistir e até agora tenho adiado.

Um clássico desses eu tenho que conferir.

Bjs ;)

Victor Ramos disse...

Já vi a trilogia inteira e é com certeza uma das melhores do cinema. É meio redundante dizer isso, mas vamos lá... XD

E, nossa, eu não sabia dessa do Sinatra. Caramba...

Injeção Cinéfila

Hugo disse...

A todos - É sem dúvida um dos melhores filmes de todos os tempos.

Abraço

Bússola do Terror disse...

Eu tenho o livro que inspirou o filme, mas ainda não tive tempo de ler.
No ano que vem, ele não me escapa.rsrs