Alice Não Mora Mais Aqui (Alice Doesn’t Live Here Anymore, EUA, 1974) – Nota 7
Direção – Martin Scorsese
Elenco – Ellen Burstyn, Kris Kristofferson, Alfred Lutter, Harvey Keitel, Diane Ladd, Jodie Foster, Vic Tayback, Valerie Curtin, Billy Green Bush.
Alice (Ellen Burstyn) quando criança vivia numa fazenda em Monterrey e sonhava em ser cantora, porém aos trinta e cinco anos está casada com o mal humorado Donald (Billy Green Bush), que não dá a mínima atenção para ela e briga diariamente com o pequeno filho Tommy (Alfred Lutter). Quando Donald morre em um acidente, ela fica sozinha com o filho e sem saber o que fazer, resolve voltar para Monterrey onde passou sua infância. Pelo caminho Alice tenta retomar a carreira de cantora que abandonou quando casou, mas terá de enfrentar a dura realidade de bares decadentes e ainda trabalhar de garçonete, além de se relacionar com dois homens, o jovem Ben (Harvey Keitel) e o fazendeiro David (Kris Kristofferson).
Este filme menor de Scorsese foi feito numa época de mudança de costumes, onde ainda a maioria das mulheres dependiam dos maridos para sobreviver e quando se viam sozinha ficavam perdidas. O roteiro toca ainda na liberdade sexual, violência doméstica e a dificuldade em criar um filho sem pai.
A atriz Ellen Burstyn tem um dos seus melhores desempenhos da carreira, criando uma personagem que ao mesmo tempo é forte para enfrentar a situação e frágil ao mostrar que sente falta do marido que não a tratava bem.
Apesar de um pouco envelhecido, o longa ainda vale como retrato de uma época de transição.
9 comentários:
Bacana. Só conhecia o filme por nome e a sinopse era totalmente desconhecida pra mim. Gostei! Vou procurar ver!
[]s
gosto desse filme, um execeente road movie, mostrando scorcese ainda em estado bruto.
Ah, Ellen Burstyn e Martin Scorcese, deve dar algo bom. Já ouvi falar muito nesse filme, mas sempre deixo ele pra procurar depois. Quer saber? Vou procurar agora, hehe.
Abraços.
Hugo eu tenho esse dvd aqui em casa e até hj nao vi. Sou fã da Ellen e do ScorcSem citar os outros atores fantásticos.
Acho Martin Scorsese um diretor como poucos, sabe trabalhar não apenas a técnica como a direção de atores. Esse não conheço ainda.
bjs
Oba! Acho muito curioso esses filmes da década de 70 e você escreveu muito bem sobre este filme. Te desejo uma ótima semana!
Alan - É um bom drama.
Celo - Scorsese antes de "Taxi Driver".
Gabriel - Pode procurar.
Amanda - É dos filmes menos conhecidos de Scorsese.
Márcia - Obrigado.
Abraço a todos
Esse é um filme um tanto atípico do Scorsese, mas que prova sua versatilidade.
Gustavo - É um filme menor feito antes de Scorsese explodir com "Taxi Driver".
Abraço
Postar um comentário