sábado, 25 de junho de 2011

Doces Poderes


Doces Poderes (Brasil, 1997) – Nota 7
Direção – Lúcia Murat
Elenco – Marisa Orth, Antônio Fagundes, José de Abreu, Otávio Augusto, Cláudia Lira, Tuca Andrada, Sérgio Mamberti, Jonas Bloch, Elias Andreato, Chico Diaz, Stepan Nercessian, Zezé Polessa, Catarina Abdala, Cristina Aché, Luís Melo, Luís Antônio Pilar.

Este filme sobre os bastidores da política brasileira produzido há quase quinze anos ainda se mostra extremamente atual. 

Aqui Marisa Orth é Bia, uma jornalista que é indicada para chefiar a redação de jornalismo da filial de Brasília do canal de tv com maior audiência no país durante as eleições estaduais. Ela chega imaginando ser um trabalho como outro qualquer, mas acaba sendo jogada numa disputa política entre os partidários de dois candidatos ao governo do estado, sendo um deles o empresário picareta Ronaldo Cavalcanti (José de Abreu) e o outro o operário Luizinho Vargas (Luís Antônio Pilar). Ela se envolverá também com dois homens: Um antigo amante, o deputado Chico Silva (Antônio Fagundes) que apoia Luizinho e o outro será seu assistente no canal de tv, Alex (Tuca Andrada), além de ter de seguir o que a emissora deseja em relação a eleição. 

A diretora Lúcia Murat se baseou na eleição que levou Fernando Collor de Mello à presidência do país, tendo sido a primeira eleição direta para o cargo após quase trinta anos e que teve uma influência direta da tv no resultado, principalmente pelo famoso debate entre Collor e Lula que foi editado a favor do primeiro. 

O filme mostra muito bem a relação de jornalistas com os candidatos que gastam fortunas para tentar se eleger e a influência dos canais de tv que manipulam as notícias de acordo com seus interesses. Os diversos personagens jornalistas do filme falam diretamente para câmera confessando que deixaram a ética e seus princípios de lado para poderem sobreviver na profissão e conseguir viver com algum dinheiro. No filme este personagens são jornalistas contratados para editar e manipular as imagens de candidatos para esconder a sujeira e mostrar apenas o lado bom dos futuros governantes. 

Infelizmente neste quinze anos este situação pouco se modificou.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Interessante, nunca tinha ouvido falar desse filme, ou se ouvi esqueci completamente. Fiquei curiosa.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Assisti o filme há pouco tempo no Canal Brasil.

Não esperava grande coisa, mas acabei gostando.

Bjos