domingo, 26 de junho de 2011

Coisas de Família - O Adeus a Peter Falk


Coisas de Família (The Thing About My Folks, EUA, 2005) – Nota 6
Direção – Raymond de Felittta
Elenco – Peter Falk, Paul Reiser, Olympia Dukakis, Elizabeth Perkins.

Como fiquei alguns dias sem postar, apenas ontem li a notícia da morte de Peter Falk. Provavelmente desconhecido pela nova geração, Falk fez boa carreira no cinema em filmes de guerra como "A Defesa do Castelo" e "A Batalha de Anzio" e depois em comédias como "Assassinato por Morte" e "O Detetive Desastrado", além do papel dele mesmo no hoje clássico "Asas do Desejo" de Wim Wenders.

Mas com certeza Falk será lembrado pelo detetive Columbo da famosa série que foi ao ar regularmente de 1971 a 1978 e acabou retomada em 1989. Novos episódios foram produzidos esporadicamente até 2003. Peter Falk venceu quatro prêmios Emmy pelo personagem.

Como homenagem, escrevo sobre um pequeno filme produzido para a tv em que ele estrela ao lado de Paul Reiser, sendo um dos seus últimos trabalhos.

Seu parceiro aqui, o ator Paul Reiser teve alguma fama nos anos noventa quando estrelou o sitcom “Mad About You” com Helen Hunt durante sete temporadas. Após o final da série Reiser fez poucos trabalhos e um deles é este “Coisas de Família”, que ele escreve e co-estrela ao lado do veterano Peter Falk. Eles são pai e filho que se unem quando a mãe sai de casa abandonando o marido após quase cinqüenta anos de casamento. Este convívio entre pai e filho faz aflorar algumas mágoas do passado e boas lembranças também. 

O filme é um misto de drama e comédia com uma história simpática que toca em temas como convivência em família, relação pais e filhos, além da velhice. É apenas um bom passatempo que vale como lembrança pela bela carreira de Peter Falk.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu vi a notícia num site.
Até fui pesquisar, pois, apesar do nome ser bastante conhecido, não lembrava se tinha visto um filme com ele ou não.
E não vi. :/
Mas gostei do enredo desse filme.
Vou dar um jeito de assistir, qdo puder.
Bjs ;)

Rodrigo Mendes disse...

Para sempre o Columbo, grande ator. Meu filme favorito dele é Assassinato Por Morte.
Abs.
Rodrigo

Hugo disse...

Ana - É um simpático filme familiar feito para tv.

Rodrigo - Assassinato por Morte é quase um clássico da comédia dos anos setenta.

Abraço