domingo, 5 de junho de 2011

Alice Não Mora Mais Aqui


Alice Não Mora Mais Aqui (Alice Doesn’t Live Here Anymore, EUA, 1974) – Nota 7
Direção – Martin Scorsese
Elenco – Ellen Burstyn, Kris Kristofferson, Alfred Lutter, Harvey Keitel, Diane Ladd, Jodie Foster, Vic Tayback, Valerie Curtin, Billy Green Bush.

Alice (Ellen Burstyn) quando criança vivia numa fazenda em Monterrey e sonhava em ser cantora, porém aos trinta e cinco anos está casada com o mal humorado Donald (Billy Green Bush), que não dá a mínima atenção para ela e briga diariamente com o pequeno filho Tommy (Alfred Lutter). Quando Donald morre em um acidente, ela fica sozinha com o filho e sem saber o que fazer, resolve voltar para Monterrey onde passou sua infância. Pelo caminho Alice tenta retomar a carreira de cantora que abandonou quando casou, mas terá de enfrentar a dura realidade de bares decadentes e ainda trabalhar de garçonete, além de se relacionar com dois homens, o jovem Ben (Harvey Keitel) e o fazendeiro David (Kris Kristofferson). 

Este filme menor de Scorsese foi feito numa época de mudança de costumes, onde ainda a maioria das mulheres dependiam dos maridos para sobreviver e quando se viam sozinha ficavam perdidas. O roteiro toca ainda na liberdade sexual, violência doméstica e a dificuldade em criar um filho sem pai. 

A atriz Ellen Burstyn tem um dos seus melhores desempenhos da carreira, criando uma personagem que ao mesmo tempo é forte para enfrentar a situação e frágil ao mostrar que sente falta do marido que não a tratava bem. 

Apesar de um pouco envelhecido, o longa ainda vale como retrato de uma época de transição.

9 comentários:

Alan Raspante disse...

Bacana. Só conhecia o filme por nome e a sinopse era totalmente desconhecida pra mim. Gostei! Vou procurar ver!

[]s

Unknown disse...

gosto desse filme, um execeente road movie, mostrando scorcese ainda em estado bruto.

Gabriel Neves disse...

Ah, Ellen Burstyn e Martin Scorcese, deve dar algo bom. Já ouvi falar muito nesse filme, mas sempre deixo ele pra procurar depois. Quer saber? Vou procurar agora, hehe.
Abraços.

B-Cine disse...

Hugo eu tenho esse dvd aqui em casa e até hj nao vi. Sou fã da Ellen e do ScorcSem citar os outros atores fantásticos.

Amanda Aouad disse...

Acho Martin Scorsese um diretor como poucos, sabe trabalhar não apenas a técnica como a direção de atores. Esse não conheço ainda.

bjs

M. disse...

Oba! Acho muito curioso esses filmes da década de 70 e você escreveu muito bem sobre este filme. Te desejo uma ótima semana!

Hugo disse...

Alan - É um bom drama.

Celo - Scorsese antes de "Taxi Driver".

Gabriel - Pode procurar.

Amanda - É dos filmes menos conhecidos de Scorsese.

Márcia - Obrigado.

Abraço a todos

Gustavo disse...

Esse é um filme um tanto atípico do Scorsese, mas que prova sua versatilidade.

Hugo disse...

Gustavo - É um filme menor feito antes de Scorsese explodir com "Taxi Driver".

Abraço