quarta-feira, 8 de março de 2023

O Príncipe das Marés


O Príncipe das Marés (The Prince of Tides, EUA, 1991) – Nota 7
Direção – Barbra Streisand
Elenco – Nick Nolte, Barbra Streisand, Blythe Danner. Kate Nelligan, Jeroen Krabbé, Melinda Dillon, George Carlin, Jason Gould.

Ao ser avisado pela mãe que sua irmã tentou o suicídio e está internada em um hospital psiquiátrico em Nova York, o professor e treinador de futebol Tom Wingo (Nick Nolte) viaja da Carolina do Sul, reavivando lembranças de uma triste infância. Enfrentando ainda um casamento em crise, Tom termina por criar um laço com a psiquiatra de sua irmã, a dr. Susan Lowenstein (Barbra Streisand). 

Este longa baseado em um best seller foi muito criticado na época com o argumento de flertar com o dramalhão. A trama explora traumas pesados de infância, relacionamentos complicados e a terapia como solução para vencer estes obstáculos. 

É curioso ver o sempre forte Nick Nolte interpretando um sujeito atormentado que tenta superar o passado através das palavras, em um misto de terapia e relacionamento com a personagem de Barbra Streisand. 

Visto hoje, o filme se mostra ainda mais atual por causa da questão da terapia, algo que se tornou extremamente comum na última década.

Nenhum comentário: