segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Utopia

 


Utopia (Utopia, Inglaterra, 2013 a 2014)
Criação – Dennis Kelly
Elenco – Neil Maskell, Adeel Akhtar, Paul Higgins, Fiona O’Shaughnessy, Alistair Petrie, Alexandra Roach, Nathan Stewart Jarrett, Oliver Woolford, Paul Ready, James Fox, Stephen Rea, Ruth Gemmell, Geraldine James, Ian McDiarmid, Sylvestra Le Touzel, Simon McBurney, Michael Maloney

Quatro nerds que se conhecem apenas pela internet descobrem o paradeiro de um famoso manuscrito escrito por um cientista que enlouqueceu. A informação os leva a um encontro pessoal, sem saber que uma dupla de assassinos que trabalha para uma organização secreta e uma estranha mulher também desejam o manuscrito. 

Em paralelo, um funcionário do governo inglês é pressionado para aprovar a compra de um lote de vacinas russas contra a gripe, em meio ao início de uma pandemia em uma região do Reino Unido que está isolada. 

Esta sensacional e praticamente desconhecida série inglesa dividida em duas temporadas de seis episódios cada é quase uma previsão de parte do que estamos vivendo nos dias atuais. 

A manipulação midiática para assustar a população, uma vacina sem comprovação científica sendo utilizada com objetivos sinistros por um grupo de poderosos e a perseguição contra aqueles que desejam revelar a verdade são mostradas de uma forma cínica e assustadora. 

Entre os destaques estão a marcante trilha sonora, as sangrentas sequências de violências e os personagens estranhos, principalmente o assassino vivido pelo totalmente maluco Neil Maskell e a obcecada por vingança interpretada por Fiona O’Shaughnessy. 

Aproveitando o tema atual, há poucos meses foi produzida uma versão americana que eu não conferi. 

O único ponto negativo é o final, que mesmo amarrando a maioria das pontas, ainda deixou um gancho para uma nova temporada que não saiu do papel. 

Finalizando, a temática desta série pode ser resumida na frase “eles mostram as verdades nos filmes e mentem na vida real”.


Nenhum comentário: