sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Predadores Assassinos & Do Fundo Mar


Predadores Assassinos (Crawl, EUA / Sérvia / Canadá, 2019) – Nota 6,5
Direção – Alexandre Aja
Elenco – Kaya Scodelario, Barry Pepper, Morfydd Clark, Ross Anderson.

Um furacão está chegando em uma cidade da Flórida. A jovem nadadora Haley (Kaya Scodelario) não consegue contato com o pai que vive sozinho na região. Contrariando a polícia e o serviço de resgate, Haley segue sozinha para o local e encontra o pai (Barry Pepper) ferido e encurralado por crocodilos no porão da casa. É o início da luta pela sobrevivência.

Este é o tipo de filme que não existe muito o que comentar sobre a história, o foco principal são as boas sequências de ação e suspense em que os protagonistas enfrentam os crocodilos que parecem sobrenaturais.

O resultado é basicamente um violento filme B com efeitos especiais corretos e indicado para quem gosta de sustos e sangue, o que por sinal são as especialidades do diretor Alexandre Aja e do produtor e também diretor Sam Raimi.

Do Fundo do Mar (Deep Blue Sea, EUA, 1999) – Nota 6,5
Direção – Renny Harlin
Elenco – Thomas Jane, Saffron Burrows, Samuel L. Jackson, LL Cool J, Michael Rapaport, Jacqueline McKenzie, Stellan Skarsgard, Aida Turturro.

Um laboratório submarino é utilizado por uma cientista (Saffron Burrows) para estudar tubarões que podem ser a chave para a cura do Mal de Alzheimer. A pequena equipe de apoio não imagina que a cientista fez modificações genéticas nos tubarões para acelerar a pesquisa. Mais fortes e rápidos do que o normal, os animais percebem que podem escapar do tanque e por consequência destruir a base submarina. 

Este misto de ficção e ação tem a cara dos anos noventa com o estilo do diretor Renny Harlin, especialista em filmes explosivos como “Duro de Matar 2” e “Risco Total”. Os pontos principais são as várias sequências de ação e os assustadores tubarões. 

Harlin explora com competência os cenários do base submarina e também os clichês do gênero, com os coadjuvantes se tornando comida de tubarão um a um. 

Os rostos conhecidos do elenco pouco podem fazer no quesito de atuação, mas vale citar como a bela protagonista Saffron Burrows é fraca. 

É um filme para o espectador se divertir com os absurdos. 

3 comentários:

Luli Ap. disse...

Confesso: adoro esses filmes de ação, suspense e medinho clichê dos filmes com tubarões assassinos, apesar dos absurdos 😶😶
Já estão na wishlist!

Leo Rib disse...

Eu diria que Do Fundo do Mar pegou a velha fórmula dos filmes de terror de tubarão usada desde os anos 70, transferiu a ação da praia pra um laboratório submarino e adaptou isso ao estilo dos anos 90. E também deu lá um toque de ficção científica, é claro.
O resultado não ficou ruim. Mas é só mais um filme que mostra um grupo de humanos fugindo de um monstro e tentando se defender dele como podem. Quem gosta desse tema vai gostar do filme.

Hugo disse...

Luli - Geralmente são filmes divertidos, agitados e absurdos.

Leo - Isso mesmo, o filme segue esta fórmula clichê e acaba funcionando.

Abraço