sábado, 23 de novembro de 2019

Arctic

Arctic (Arctic, Islândia, 2018) – Nota 6
Direção – Joe Penna
Elenco – Mads Mikkelsen, Maria Thelma Smaradottir.

Um sujeito (Mads Mikkelsen) tenta sobreviver no Ártico após sofrer um acidente aéreo. Ele utiliza a fuselagem do pequeno avião para se proteger enquanto espera a chegada do socorro, passando o dia criando formas de conseguir comida e afastar os perigos que o cercam. 

Uma tentativa de resgate por helicóptero fracassa, resultando em um novo acidente e deixando uma sobrevivente (Maria Thelma Smaradottir) em estado grave. O homem precisa decidir entre aguardar um novo resgate ou arriscar a vida enfrentando a região gelada em uma longa caminhada. 

A luta do homem contra a natureza já foi explorada várias vezes no cinema, sendo que algumas destas tentativas falharam pela dificuldade em fazer o espectador manter o interesse na narrativa, principalmente quando são apenas um ou dois atores em cena no meio de uma região inóspita. 

Este filme que marca a estreia como diretor de longa metragem do brasileiro Joe Penna falha exatamente neste quesito e na lentidão da narrativa. As belíssimas paisagens geladas e a criatividade em inventar soluções demonstrada pelo protagonista vivido pelo dinamarquês Mads Mikkelsen não são suficientes para entregar um bom filme. Falta também um pouco mais de suspense, sendo raras as sequências que mexem com o público. 

É um filme indicado muito mais para quem gosta de paisagens e natureza, do que para quem espera ação e emoção.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Filmes homem x natureza quase sempre são lentos, mas com ótimas fotografias.
Fiquei curiosa foi com a direção de um brasileiro.
Vou procurar por aqui.

Hugo disse...

Luli - É um filme que vale pela curiosidade.

Bjs