quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Columbus

Columbus (Columbus, EUA, 2017) – Nota 7,5
Direção – Kogonada
Elenco – John Cho, Haley Lu Richardson, Michelle Forbes, Rory Culkin, Parker Posey.

Um famoso arquiteto sul-coreano passa mal na cidade de Columbus em Ohio e termina em coma profundo. Seu filho Jin (John Cho) volta de Seul para acompanhar o pai. 

Enquanto espera a evolução do quadro de saúde do pai, Jin cruza o caminho de Casey (Haley Lu Richardson), uma jovem que trabalha na biblioteca da cidade e que adora arquitetura. 

Sem muita explicação, os dois criam um laço de amizade e descobrem um pouco mais do outro durante passeios pela cidade, sempre visitando edifícios marcantes em termos de arquitetura. 

O videomaker sul-coreano Kogonada estreou na direção neste simpático filme independente que bebe na fonte de obras como “Antes do Amanhecer” e “Encontros e Desencontros”. Semelhante ao primeiro temos os ótimos diálogos entre os protagonistas enquanto perambulam pela pacata Columbus. Do segundo a semelhança está na melancolia destes diálogos e nas tristezas e frustrações que os personagens carregam. 

John Cho deixa de lado os papéis em comédia para encarnar um sujeito que vive um momento de crise, enquanto a jovem Haley Lu Richardson demonstra com competência o sofrimento de alguém que não sabe qual caminho seguir. 

É um filme contemplativo em alguns momentos, que explora a bela arquitetura da cidade. 

O longa é indicado também para quem aprecia histórias humanas, com personagens próximos da realidade.

Nenhum comentário: