quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A Esquiva

A Esquiva (L’Esquive, França, 2003) – Nota 7
Direção – Abdellatif Kechiche
Elenco – Osman Elkharraz, Sara Forestier, Sabrina Ouazani, Nanou Benhamou, Hafet Ben Ahmend, Aurélie Ganito.

Em um conjunto habitacional de classe baixa em Paris, um grupo de adolescentes descendentes de imigrantes discute sobre relacionamentos, enfrentam os problemas da idade e o preconceito da polícia. 

A trama tem como protagonista o tímido Krimo (Osman Elkharraz), que vive uma crise no relacionamento com Magali (Aurélie Ganito), por estar apaixonado pela extrovertida Lydia (Sara Forestier), que o considera apenas um amigo. 

A paixão faz com que Krimo comece a agir diferente com os amigos e tome uma ousada atitude. Ele aceita interpretar o papel do par romântico de Lydia em uma peça teatral de época no colégio, mesmo sem ter talento algum para atuar. 

Dez anos antes de ficar famoso mundialmente com o polêmico “Azul é a Cor Mais Quente”, o diretor tunisiano Abdellatif Kechiche retratou aqui o mundo adolescente dos filhos de imigrantes de uma forma sensível e realista, mostrando que os sonhos e desejos destes jovens são iguais aos de qualquer jovem francês. 

A questão do preconceito fica em segundo plano, sendo mostrada apenas em uma repugnante sequência de abordagem policial. A escolha do diretor foi enfatizar a vida comum. 

Infelizmente, o filme perde pontos por ser extremamente verborrágico. As duas horas de duração parecem demorar mais por conta deste exagero. 

Do elenco, apenas Sarah Forestier e Sabrina Ouazani conseguiram fazer carreira. O protagonista Osman Elkharraz é inexpressivo, provavelmente esta falta de talento foi o motivo da escolha do diretor, pois o personagem Krimo demonstra uma incrível dificuldade em se expressar. 

É um longa interessante para quem gosta do tema.

Nenhum comentário: