domingo, 5 de julho de 2015

Amor Bandido

Amor Bandido (Mud, EUA, 2012) – Nota 8
Direção – Jeff Nichols
Elenco – Matthew McConaughey, Tye Sheridan, Jacob Lofland, Sam Shepard, Reese Witherspoon, Ray McKinnon, Sarah Paulson, Michael Shannon, Paul Sparks, Bonnie Sturdivant, Joe Don Baker.

Numa pequena cidade do Arkansas, os garotos Ellis (Tye Sheridan) e Neckbone (Jacob Lofland) atravessam o rio até uma ilha isolada à procura de um barco que está escondido no meio das árvores. Ao chegar na ilha, os garotos encontram Mud (Matthew McConaughey), um sujeito estranho que diz estar esperando por alguém há alguns dias. 

Mud, que está usando o barco como casa, faz um acordo com os garotos. Se eles trouxerem comida, após alguns dias ele dará o barco como pagamento. Os dois garotos aceitam o acordo e passam a ajudá-lo, mesmo descobrindo em pouco tempo, que ele está sendo procurado pela polícia. 

O diretor e roteirista Jeff Nichols, do interessante “O Abrigo”, consegue mesclar com talento drama, policial e amor no mesmo roteiro, que foca ainda nas frustrações e descobertas da adolescência. 

A trama é valorizada pelas ótimas interpretações de Matthew McConaughey e dos garotos Jacob Lofland e Tye Sheridan, este último que já havia demonstrado talento em “A Árvore da Vida” e “Joe”. 

A relação de amizade criada entre eles é uma espécie de espelho entre passado e futuro. O personagem de McConaughey vê nos garotos um pouco dele mesmo quando criança, enquanto os meninos terão de aprender a enfrentar a vida ao analisar os erros que o novo amigo cometeu. 

Vale destacar ainda os importantes papéis de Sam Shepard e Reese Witherspoon e o belo cenário do Rio Mississipi, explorado como se fosse um personagem. 

4 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Tirando o título clichê o filme é ótimo mesmo!

abraço

Hugo disse...

Marcelo - Realmente o título é ruim, mas o filme é um ótimo drama policial.

Abraço

Marília Tasso disse...

Adoro esse filme, sou admiradora de Tye Sheridan, que também brilhou em "Joe".

Hugo disse...

Precisamos esperar para ver a transição de Tye Sheridan para papéis de jovens e adultos. Nem sempre os atores mirins conseguem manter a carreira neste período.

Abraço