sexta-feira, 24 de julho de 2015

Quando os Jovens se Tornam Adultos

Quando os Jovens se Tornam Adultos (Diner, EUA, 1982) – Nota 7,5
Direção – Barry Levinson
Elenco – Mickey Rourke, Steve Guttenberg, Daniel Stern, Tim Daly, Kevin Bacon, Paul Reiser, Ellen Barkin, Michael Tucker, Kathryn Dowling.

Baltimore, Natal de 1959. Um grupo de jovens amigos que se reúne diariamente em uma lanchonete, se prepara para o casamento de Eddie (Steve Guttenberg). Nos poucos dias que antecedem a cerimônia, cada um precisa lidar com seus problemas. 

Boogie (Mickey Rourke) deve dois mil dólares a um bookmaker, Billy (Tim Daly) retornou a cidade para o casamento e também para reencontrar um velho amor, Shrevie (Daniel Stern) passa por uma crise no casamento com Beth (Ellen Barkin), enquanto Fenwick (Kevin Bacon) e Modell (Paul Reiser) se deixam levar pela vida. 

Este simpático longa foi a estreia do diretor Barry Levinson no cinema. Levinson nasceu em Baltimore e vários de seus filmes são ambientados na cidade (“Avalon”, “Os Rivais”, “Ruas da Liberdade”), sempre retratada com carinho pelo diretor. 

Este filme é o que chega mais próxima de uma autobiografia, com o diretor utilizando suas lembranças de juventude para criar uma história sobre amadurecimento e amizade. 

Além da história, o destaque aqui fica para o elenco de jovens promessas que se tornariam realidade nos trabalhos seguintes. Mickey Rourke, Kevin Bacon e Ellen Barkin construíram boas carreiras e mesmo com altos e baixos, ainda estão na ativa com algum destaque. Paul Reiser (“Mad About You”) e Tim Daly (“Wings”) foram astros de seriados nos anos noventa, enquanto Steve Guttenberg (“Loucademia de Polícia”) e Daniel Stern (“Esqueceram de Mim”) tiveram alguns bons papéis no cinema nos anos oitenta e início dos noventa. 

É um filme que lembra o clássico “American Griffith” de George Lucas.

Nenhum comentário: