terça-feira, 14 de julho de 2015

Hannibal - A Origem do Mal

Hannibal – A Origem do Mal (Hannibal Rising, Inglaterra / República Tcheca / França / Itália, 2007) – Nota 6,5
Direção – Peter Webber
Elenco – Gaspard Ulliel, Gong Li, Dominic West, Rhys Ifans, Richard Brake, Kevin McKidd, Aaran Thomas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, na região da Lituânia que pertencia a União Soviética, a aristocrata família Lecter tenta se esconder do conflito em sua casa de campo. A tentativa se mostra falha. Quando nazistas e aliados se enfrentam no local, quase todos que estão ali são assassinados, sobrevivendo apenas o filho pré-adolescente Hannibal (Aaran Thomas) e sua pequena irmã Mischa. Pouco tempo depois, um grupo colaboracionista local liderado por Grutas (Rhys Ifans) invade a casa e toma as crianças como refém, resultando numa terrível tragédia. 

Oito anos depois, o jovem Hannibal (Gaspard Ulliel) foge do orfanato em que foi criado após a guerra e segue para a França à procura do tio. Em Paris, Hannibal descobre que o tio faleceu, mas acaba adotado pela esposa do sujeito, a oriental Murasaki (Gong Li). Uma estranha relação nasce entre os dois, ao mesmo tempo em que Hannibal sofre com os traumas sofridos durante a guerra e amadurece sua vontade de vingança. 

O roteiro escrito pelo próprio Thomas Harris, criador do personagem Hannibal Lecter, tem como objetivo detalhar os fatos que se tornaram gatilhos para transformar o jovem em um psicopata canibal. As passagens do terrível sofrimento na infância explicam sua falta de empatia com o outro, enquanto a convivência com a tia mostra como nasceu seu gosto por vinhos, comidas finas e principalmente seu talento com objetos cortantes como facas e espadas. 

A trama é interessante, assim como a recriação de época nas sequências na gelada Lituânia e as passagens em Paris, porém alguns detalhes incomodam. A relação de Hannibal com o policial vivido por Dominic West é mal explorada e as interpretações de Gong Li e Gaspard Ulliel são fracas. O canastrão Ulliel faz caras, bocas e olhares que lembram um psicopata de filme adolescente, passando longe da fantástica composição de Anthony Hopkins. 

2 comentários:

Pedrita disse...

eu achei bem sofrível. comentei aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2008/08/hannibal-origem-do-mal.html beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - A história é interessante e cruel, mas não achei ruim. Já o elenco realmente é muito fraco.

Bjos