segunda-feira, 10 de junho de 2013

Headhunters

Headhunters (Hodejegerne, Noruega / Alemanha, 2011) – Nota 8
Direção – Morten Tyldum
Elenco – Aksel Hennie, Nikolaj Coster Waldau, Synnove Macody Lund, Eivind Sander, Julie R. Olgaard.

Roger Brown (Aksel Hennie) trabalha como recrutador (“headhunter”) de uma corporação e leva uma vida de luxo muito acima do seu ganho, sempre pensando em tratar como rainha a bela esposa Diana (Synnoce Madoy Lund). Para manter o status, Roger rouba quadros valiosos trocando por cópias e os vende com a ajuda de um agente de segurança (Eivind Sander). Para completar, Roger ainda tem uma amante (Julie R. Olgaard) e vive pressionado pela esposa para ter um filho. 

Quando a esposa, que tem uma galeria de arte, apresenta ao marido o executivo Clas Greve (Nikolaj Coster Waldau), que se diz aposentado, Roger vê no sujeito a chance de lucrar milhões ao descobrir que ele possui um valioso quadro que fora roubado pelos nazistas. Roger decide convidar Clas para uma entrevista com o objetivo de descobrir mais detalhes e planejar o roubo, porém não imagina que homem também tem um objetivo secreto. 

Este ótimo longa norueguês começa dando a impressão de ser uma clássica trama policial sobre roubos, com o protagonista narrando uma lista de regras que precisar seguir durante seu “trabalho”, mas quando entra em cena o personagem do executivo, a história muda de figura e se torna uma sangrenta caçada, uma espécie de jogo de gato e rato extremamente violento entre os dois personagens, com direito a um roteiro muito bem elaborado e uma inteligente armadilha no final. 

O elenco também é competente, com o desconhecido Aksel Hennie acertando na composição do personagem que se mostra ao mesmo tempo frio e calculista para o mundo, mas que esconde uma incrível insegurança em relação a esposa. Nikolaj Coster Waldau (de “Game of Thrones”) também está perfeito como o assustador inimigo do protagonista, tendo ainda a belíssima Synovve Macody Lund como terceiro elo da trama. 

O resultado é ótimo filme que mistura ação, policial e drama.     

Nenhum comentário: