
Direção – Julia von Heinz
Elenco – Lena Dunham, Stephen Fry, Zbigniew Zamachowski, Iwona Bielska, Maria Mamona, Tomasz Wlosok.
Em 1991, Ruth (Lena Dunham) viaja para a Polônia com seu pai Edek (Stephen Fry) com o objetivo de conhecer onde ele nasceu e viveu até 1940 quando foi levado pelos nazistas para o campo de concentração de Auschwitz. A viagem também é uma forma de estreitar os laços entre os dois, colocando em discussão fatos que o pai jamais dividiu com a filha.
Este longa baseado em uma história real segue o formato comum das obras sobre viagens e relações familiares, muito utilizado em road movies. Por mais que o tema do Holocausto seja pesado, o filme tem uma narrativa até certo ponto leve e com algumas pitadas engraçadas por conta da atuação de Stephen Fry.
O roteiro também explora de forma rasa a questão social da Polónia logo após o final do comunismo, quando a corrupção ainda estava entranhada na sociedade através de pequenas propinas e a infraestrutura das cidades ainda eram bem precárias.
É um filme simples, mas que entrega o que promete e principalmente mostra um pouco do sofrimento na vida daqueles que sobreviveram aos campos de concentração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário