quinta-feira, 30 de outubro de 2025

A Costa do Mosquito & Amor em Chamas

 

A Costa do Mosquito (The Mosquito Coast, EUA, 1986) – Nota 6,5
Direção – Peter Weir
Elenco – Harrison Ford, Helen Mirren, River Phoenix, Martha Plimpton, Dick O'Neill, Conrad Roberts, Andre Gregory, Jason Alexander.

Allie (Harrison Ford) é um inventor que cansado de lutar por suas ideias nos EUA, decide vender tudo e mudar com a família para a América Central. Acreditando que fará seus sonhos se transformarem em realidade, aos poucos as dificuldades da vida no local afeta o psicológico do protagonista. 

Esta estranha mistura de drama e aventura foi o maior fracasso da carreira do diretor australiano Peter Weir, que comandou grandes filmes como “Sociedade dos Poetas Mortos” e “A Testemunha”, este último também protagonizado por Harrison Ford. 

Um dos problemas dessa longa é o roteiro que tenta fazer críticas a vida urbana, as ditaduras latino-americanas e a religião. Essa bagunça se casa com o complicado personagem de Harrison Ford, mas não ajuda no resultado. Vale citar as atuações de Helen Mirren como a esposa devota e River Phoenix interpretando o filho mais velho do casal.

Amor em Chamas (Hanover Street, 1979) – Nota 6
Direção – Peter Hyams
Elenco – Harrison Ford, Lesley Anne Down, Christopher Plummer, Alec McCowen, Richard Masur, Michael Sacks, Patsy Kensit

Em Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, o piloto americano David (Harrison Ford) se envolve com a enfermeira inglesa Margareth (Lesley Anne Down), que é casada. Algum tempo depois em uma missão, David transporta um agente (Christopher Plummer), sem saber que o sujeito é o marido de sua amante. Um acidente obriga os dois a se unirem para tentar sobreviver. 

Este esquecido longa que mistura drama, romance e aventura lembra o estilo dos filmes do gênero dos anos cinquenta e sessenta. Tem uma narrativa irregular, algumas razoáveis sequências aéreas e um romance quase piegas.

Nenhum comentário: