segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Sob o Silêncio das Águas

 

Sob o Silêncio das Águas (He Bian de Cuo Wu, China, 2024) – Nota 6
Direção – Wei Shujun
Elenco – Yilong Zhu, Chloe Maayanm Tianlai Hou, Ton Linkai, Chunlei Kang.

Interior da China, 1995. O corpo de uma idosa é encontrada na beira de um rio. O detetive Zhe (Yilong Zhu) é pressionado para fechar o caso quando algumas pistas levam a um rapaz conhecido como “Louco”, que vaga pela cidade e era considerado até então inofensivo. Discordando de seu superior, Zhe continua investigando o caso que leva a outras mortes. 

Este curioso drama policial chinês lembra um pouco o sensacional filme sul-coreano “Memórias de um Assassino”, porém com um narrativa bastante lenta e coadjuvante fracos. A ideia de inserir um abalo psicológico no protagonista, que tem em paralelo a esposa grávida, deixa o filme mais confuso do que interessante. Eu vejo com uma premissa intrigante que foi desenvolvida de modo apenas razoável.

domingo, 5 de outubro de 2025

Contra o Mundo

 

Contra o Mundo (Boy Kills World, EUA / Alemanha / África do Sul, 2023) – Nota 5,5
Direção – Moritz Mohr
Elenco – Bill Skarsgard, Jessica Rothe, Michelle Dockery, Brett Gelman, Sharlto Copley, Isaiah Mustafa, Yayan Ruhian, Cameron Crovetti, Nichola Crovetti.

Em uma sociedade distópica, Boy é um garoto que teve sua família assassinada e foi “adotado” por um estranho xamã (Yayan Ruhian), que o ensina lutar para sobreviver, mas também o faz passar fome e o enche de drogas alucinógenas. Na vida adulta, Boy (Bill Skarsgard) sai em busca de vingança contra os assassinos de sua família. 

Este longa segue o estilo atual de misturar ação, comédia e muito sangue, utilizando uma linguagem que lembra os quadrinhos. Mesmo com um roteiro que entrega uma grande reviravolta, o filme é basicamente uma diversão absurda indicada para o público jovem que curte o estilo. Para o espectador comum, os diálogos engraçadinhos e as sequências violentas podem parecer vazias e até cansativas.

sábado, 4 de outubro de 2025

Tesouro

 

Tesouro (Treasure, Alemanha / França / Polônia / Hungria / EUA, 2024) – Nota 7,5
Direção – Julia von Heinz
Elenco – Lena Dunham, Stephen Fry, Zbigniew Zamachowski, Iwona Bielska, Maria Mamona, Tomasz Wlosok.

Em 1991, Ruth (Lena Dunham) viaja para a Polônia com seu pai Edek (Stephen Fry) com o objetivo de conhecer onde ele nasceu e viveu até 1940 quando foi levado pelos nazistas para o campo de concentração de Auschwitz. A viagem também é uma forma de estreitar os laços entre os dois, colocando em discussão fatos que o pai jamais dividiu com a filha. 

Este longa baseado em uma história real segue o formato comum das obras sobre viagens e relações familiares, muito utilizado em road movies. Por mais que o tema do Holocausto seja pesado, o filme tem uma narrativa até certo ponto leve e com algumas pitadas engraçadas por conta da atuação de Stephen Fry. 

O roteiro também explora de forma rasa a questão social da Polónia logo após o final do comunismo, quando a corrupção ainda estava entranhada na sociedade através de pequenas propinas e a infraestrutura das cidades ainda eram bem precárias. 

É um filme simples, mas que entrega o que promete e principalmente mostra um pouco do sofrimento na vida daqueles que sobreviveram aos campos de concentração.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Eden

 

Eden (Eden, EUA, 2024) – Nota 7,5
Direção – Ron Howard
Elenco – Jude Law, Ana de Armas, Vanessa Kirby, Daniel Bruhl, Sydney Sweeney, Jonathan Tittel, Felix Kammerer, Toby Wallace, Ignacio Gasparini, Richard Roxburgh, Paul Gleeson.

Em 1932, o médico Ritter (Jude Law) e sua companheira Dore (Vanessa Kirby) viviam isolados há quatro anos na Ilha Floreana nos Galápagos. A chegada do casal alemão Wittmer (Daniel Bruhl e Sidney Sweeney) com seu filho adolescente e posteriormente da Baronesa (Ana de Armas) com seus amantes deram inicio a uma série de conflitos entre os três núcleos, com cada um deles tendo seus próprios objetivos e sua forma de viver. 

Este longa dirigido por Ron Howard é baseado em uma intrigante história real que até hoje não tem respostas para algumas situações. Filmado totalmente na ilha em locais abertos, com personagens muito bem delineados e uma tensão crescente, o longa é um exemplo de como os relacionamentos ficam ainda mais complicados em locais inóspitos e em momentos de crise. 

A versão mostrada no filme é a que fica mais perto do que possivelmente ocorreu, assim como as motivações de cada personagem parecem verdadeiras. É um longa bastante interessante para quem gosta de histórias reais incomuns.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

AKA Charlie Sheen

 

AKA Charlie Sheen (aka Charlie Sheen, EUA, 20250 – Nota 8
Direção – Andrew Renzi
Documentário

Charlie Sheen iniciou sua carreira no cinema no início dos anos oitenta, seguindo os passos do pai Martin Sheen e do irmão Emilio Estevez e se transformando rapidamente em astro após o sucesso do premiado “Platoon” dirigido por Oliver Stone em 1986. 

Com o sucesso também surgiram as facilidades da vida dos famosos. Mulheres, bebidas e drogas se tornaram prioridades ao lado da carreira. Esta série documental em dois episódios detalha a vida louca que o ator levou nesses últimos quarenta anos, contada por ele mesmo de uma forma sóbria e realista. 

Os altos e baixos de sua carreira, suas tentativas de reabilitação, as várias recaídas, os relacionamentos amorosos mais longos e as relações familiares são comentadas pelo ator que passa a impressão de ter mais vergonha por muitas dessas situações terem ser tornado públicas, do que arrependimento pelo que fez. 

Fica claro que Charlie Sheen aproveitou a vida o máximo possível, ultrapassando a linha do aceitável e mesmo assim conseguiu sobreviver.

É um documentário bastante interessante para entender como o sucesso pode ser uma arma nas mãos de pessoas sem preparo psicológico e sem limites.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Missão: Impossível – O Acerto Final

 

Missão: Impossível – O Acerto Final (Mission: Impossible - The Final Reckoning, Inglaterra / EUA, 2025) – Nota 7
Direção – Christopher McQuarrie
Elenco – Tom Cruise, Hayley Atwell, Ving Rhames, Simon Pegg, Esai Morales, Pom Klementieff, Henry Czerny, Angela Bassett, Holt McCallany, Janet McTeer, Nick Offerman, Hannah Waddingham, Tramell Tillman, Shea Whigham, Greg Tarzan Davis, Charles Parnell, Mikc Gattis, Rolf Saxon.

Neste que provavelmente é o último filme da franquia com Tom Cruise, o roteiro fecha a trama do longa anterior em que seu personagem com sua equipe perseguiam uma assassino vivido por Easi Morales para também deter o avanço de uma Inteligência Artificial que poderia desencadear a Terceira Guerra Mundial. 

Mesmo com alguns exageros, o filme anterior tinha ótimas sequências de ação e uma trama repleta de reviravoltas. Este fechamento da história começa com um clima estranho que parece entregar cenas entrecortadas, para em seguida criar sequências de ação em sua maioria absurdas. 

A ânsia em fechar todos os pontos e citar personagens e situações dos longas anteriores levaram os roteiristas a escreverem várias cenas em que os personagens explicam o que aconteceu ou que vai acontecer, algo que vem sendo comum em várias produções atuais, em que os realizadores parecem querer fazer uma filme em que o espectador não precise ficar todo o tempo na frente da tela, deixando partes em que somente ouvir o fará entender a história. É uma solução para uma geração que não consegue manter interesse na mesma coisa por muito tempo. 

O final da franquia é basicamente a mesma coisa da maioria dos filmes anteriores.