terça-feira, 13 de agosto de 2024

O Destemido Senhor da Guerra & Raposa de Fogo

 


O Destemido Senhor da Guerra (Heartbreak Ridge, EUA, 1986) – Nota 7
Direção – Clint Eastwood
Elenco – Clint Eastwood, Marsha Mason, Everett McGill, Bo Svenson, Moses Gunn, Eileen Heckart, Mario Van Peebles, Arlen Dean Snyder, Peter Jason.

O sargento Tom Highway (Clint Eastwood) é um veterano das Guerras das Coreia e do Vietnã que está prestes a se aposentar. Mal humorado e sempre falando o que pensa, Tom é enviado para a base onde iniciou sua carreira como uma espécie de castigo por desagradar seu superiores. Ele reencontra velhos amigos e sua ex-esposa (Marsha Mason), além de receber a missão de treinar um grupo de soldados novatos. 

Considerada uma obra menor na carreira de Clint Eastwood como diretor, este longa é na verdade uma boa diversão para quem gosta de ação e pitadas de comédia ao estilo dos anos oitenta. O treinamento pesado e os diálogos entre Clint e os jovens soldados na primeira parte são divertidos. A parte final muda o foco quando a trama leva os soldados para o combate. É um filme que ganha pontos também por ser politicamente incorreto.

Raposa de Fogo (Firefox, EUA, 1982) – Nota 5,5
Direção – Clint Eastwood
Elenco – Clint Eastwood, Freddie Jones, David Huffman, Warren Clark, Ronald Lacey, Klaus Lowitsch, Nigel Hawthorne.

Mitchell (Clint Eastwood) é um veterano piloto que foi abatido durante a Guerra do Vietnã e se tornou prisioneiro. Anos depois, de volta aos EUA, por ser filho de russos ele recebe a missão de roubar um novo caça desenvolvido pelos soviéticos que recebe comandos pelo pensamento, o chamado neuralink.

Na época, Clint Eastwood era visto somente como um ator de longas policiais e westerns, apesar de já ter dirigido alguns bons filmes como “Perversa Paixão” e “O Estranho sem Nome”. Neste “Raposa de Fogo” ele tentou explorar uma trama de espionagem que resulta em algo parecido com os filmes do gênero dos anos sessenta, com uma narrativa lenta e pouca ação. As sequências aéreas não convencem, assim como os efeitos especiais. É um dos seus trabalhos mais fracos.

Nenhum comentário: