A Noite que Mudou o Pop (The Greatest Night in Pop, EUA, 2024) – Nota 8
Direção – Bao Nguyen
Documentário
No final de 1984, inspirado na ideia do músico Bob Geldof que reuniu naquele ano diversos nomes famosos do rock britânico para gravar uma música visando arrecadar dinheiro para ajuda humanitária ao povo de Etiópia que sofria com a fome, o ator e cantor Harry Belafonte decidiu fazer o mesmo nos EUA.
Porém a ideia de Belafonte tomou um proporção enorme quando o produtor musical Quincy Jones, que era amigo de Michael Jackson e Lionel Ritchie, convenceu os dois a participarem do projeto e criarem a música. Com o passo inicial tomado, Quincy Jones conseguiu reunir os maiores nomes do rock e da música pop americana para o projeto.
Este documentário produzido e podemos dizer que protagonizado por Lionel Ritchie detalha a noite que entrou para a história da música. Numa época em que a forma mais rápida de contato era somente o telefone fixo e a maioria dos grandes astros da música estavam em shows e turnês, a equipe de Quincy Jones conseguiu marcar a gravação da música para apenas uma noite, na verdade na mesma noite em que ocorreu uma entrega de prêmios em Los Angeles para os melhores músicos do ano.
Quem viveu na época lembra da enorme repercussão do lançamento da música e do videoclipe com mais de quarenta astros da música no mesmo estúdio. O documentário é uma verdadeira pérola ao mostrar como gênios da música como Michael Jackson, Lionel Ritchie, Bob Dylan, Stevie Wonder, Bruce Springsteen e o produtor Quincy Jones conseguiram gravar a música com perfeição, com a maioria dos convidados sem ensaiar ou mesmo conhecer a música antes daquele momento.
Também fica claro a diferença de talento e de estilo musical desta que foi a maior geração da história da música pop e do rock, em comparação com o que é produzido nos dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário