Harper, o Caçador de Aventuras (Harper, EUA, 1966) – Nota 7
Direção – Jack Smight
Elenco – Paul Newman, Lauren Bacall, Julie Harris, Arthur Hill, Shelley Winters, Pamela Tiffin, Robert Wagner, Janet Leigh, Robert Webber, Strother Martin.
Em Los Angeles, o investigador particular Lew Harper (Paul Newman) é contratado por uma esposa (Lauren Bacall) para encontrar o marido que ela acredita estar com uma amante. Conforme Lee avança na investigação, ele descobre uma situação completamente diferente em relação ao desaparecido e ainda tem que lidar com personagens peculiares que cruzam seu caminho.
Este longa segue o estilo dos filmes de investigação dos anos sessenta, em que um detetive cheio de problemas na vida pessoal tenta resolver casos ainda mais problemáticos que a sua vida. Este gênero resultou também em várias séries como “Columbo”, “Baretta” e “Kojak” por exemplo. Além do estilo, os destaques ficam para a atuação de Paul Newman como o detetive esperto e o ótimo elenco feminino.
A Piscina Mortal (The Drowning Pool EUA, 1975) – Nota 7Direção – Stuart Rosenberg
Elenco – Paul Newman, Joanne Woodward, Tony Franciosa, Murray Hamilton, Melanie Griffith, Gail Strickland, Linda Haynes, Richard Jaeckel, Paul Koslo, Andrew Robinson.
O detetive particular Lew Harper (Paul Newman) viaja de Los Angeles para Louisiana quando sua ex-namorada (Joanne Woodward) diz estar sendo chantageada por um desconhecido. A investigação leva Harper a cruzar o caminho de pessoas perigosas ligadas ao marido de sua amiga, incluindo o chefe de polícia (Anthony Franciosa).
Esta sequência do filme de 1966 tem uma trama independente, porém colocando novamente o protagonista em meio a uma complexa teia que envolve um amor do passado e a presença de uma sedutora adolescente Melanie Griffith que interpreta a filha de sua ex-namorado.
É um daqueles filmes para o espectador que gosta de investigações com personagens duvidosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário