Vida de Crime 1984-2020 (Life of Crime 1984-2020, EUA, 2021) – Nota 8
Direção – Jon Alpert
Documentário
Em 1984, o então documentarista iniciante Jon Alpert conheceu nas ruas de Newark em New Jersey os pequenos criminosos Robert Steffey e Freddie Rodriguez, além da jovem Deliris Vasquez, que no passar dos anos se relacionou com os dois em tempos diferentes. Alpert seguiu a vida do trio até 2020, filmando as várias mudanças nas vidas de cada um deles.
É um relato extremamente cru e doloroso que mostra claramente qual é o destino de criminosos e drogados, que ao entrarem nessa vida dificilmente conseguirão sair. Alpert se tornou uma testemunha da vida do trio, relatando o tempo que cada um passou na prisão, as tentativas de reinserção na sociedade, as recaídas com as drogas, os problemas familiares, ou seja, uma verdadeira saga de pessoas que perderam totalmente o rumo na vida.
Mesmo com sequências de uso de drogas, pessoas destruídas pela vida e até mesmo filmagens de alguns crimes que eles cometeram na juventude, o doc resulta em algo mais triste do que polêmico.
É um daqueles filmes que deveriam ser mostrados para jovens infratores como exemplo do que pode ser o futuro de quem segue o caminho do crime e das drogas.
Um comentário:
Nem quero assistir porque aflora em mim, na mesma hora desejo de matar.
Postar um comentário