História de um Massacre (Shake Hands with the Devil, Canadá, 2007) – Nota 8
Direção – Roger Spottiswood
Elenco – Roy Dupuis, Owen Sejake, James Gallanders, Deborah Kara Unger, Michel Ange Nzojibbwami, Robert Lalonde, Tom McCamus, Jean Hughes Anglade.
Em abril de 1994 na cidade de Kigali, capital de Ruanda, a tensão entre as etnias Tutsis e Hutus se transforma em um gigantesco massacre cometido pelos primeiros após a morte do presidente em um atentado aéreo. As tropas da ONU comandadas pelo general canadense Romeo Dallaire (Roy Dupuis) recebe ordens de apenas ajudar os civis, sendo proibidos de agir e somente atirar ser forem atacados.
Ao lado do ótimos “Hotel Ruanda” e “Tiros em Ruanda”, este longa também detalha o genocídio que durou cem dias e dizimou em torno de um milhão de pessoas. A narrativa aqui é desenvolvida através dos olhos do general Dallaire, que tentando minimizar a tragédia sem apoio algum de outros países e da próprio ONU, aos poucos vai sendo engolido ao testemunhar a violência sem limites.
O filme é baseado em um livro do próprio Dallaire e finaliza esta trilogia de obras independentes entre si sobre uma das maiores tragédias do século XXI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário