segunda-feira, 19 de abril de 2021

Dentro de Casa

 


Dentro de Casa (Dans la Maison, França, 2012) – Nota 7,5
Direção – François Ozon
Elenco – Fabrice Luchini, Kristin Scott Thomas, Ernst Umhauer, Emmanuelle Seigner, Denis Ménochet, Bastien Ughetto, Jean François Balmer.

Germain (Fabrice Luchini) é um professor de literatura de um colégio de ensino médio em Paris. A mediocridade intelectual da maioria dos alunos é quebrada quando Germain lê um trabalho de Claude (Ernst Umhauer). 

A qualidade do texto chama a atenção, assim como o conteúdo polêmico. Claude descreve como entrou na vida de um solitário colega de classe, inclusive espionando a vida dos pais do rapaz (Emmanuelle Seigner e Denis Ménochet). 

Este complexo drama é quase um exercício de voyeurismo, tanto do rapaz que descreve a vida de terceiros de forma oculta, quanto do professor que fica fascinado pelo talento do jovem em manipular o leitor (ele mesmo) com um texto cheio de ironias. 

É como se o espectador estivesse acompanhando o desenvolvimento de um livro capítulo por capítulo, porém com os personagens reais sequer imaginando que suas vidas estavam sendo a inspiração. 

Destaque para a estranha relação de tutor/aluno entre o ótimo Fabrice Luchini e o assustador em alguns momentos Ernst Umhauer. 

É um filme diferente e que faz pensar sobre como qualquer pessoa pode ter ao seu lado alguém que esconde sua verdadeira personalidade.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu amei esse filme, eu amo esse diretor. sim, é um filme bem diferente, filosófico e muito instigante. obrigada por relembrá-lo. beijos, pedrita

comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/2014/12/dentro-de-casa.html

Liliane de Paula disse...

Achei muito interessante o filme mas como vc não dá qualquer sinal de onde possamos assistir(Netflix, TV de assinatura, AppleTV, PrimeVídeo), nem anoto mais.
Estou louca para assistir Nomadland.
Bjs,