terça-feira, 21 de abril de 2020

Luta por Justiça

Luta por Justiça (Just Mercy, EUA, 2019) – Nota 7
Direção – Destin Daniel Cretton
Elenco – Michael B. Jordan, Jamie Foxx, Brie Larson, Rob Morgan, O’Shea Jackson Jr., Tim Blake Nelson, Rafe Spall, Michael Harding, Karan Kendrick.

Monroe, Alabama, 1987. Walter “Johnny D” McMillan (Jamie Foxx) é preso acusado de assassinar uma jovem estudante branca um ano antes e condenado à pena morte. 

No ano seguinte, o jovem advogado Bryan Stevenson (Michael B. Jordan) monta um escritório para analisar os casos de pena de morte no Estado e termina decidido a ajudar Johnny D, face aos depoimentos forjados e a um julgamento repleto de falhas. É o início de uma longa batalha por justiça. 

Baseado numa história real, entre erros e acertos este longa tem como ponto principal a história de injustiça e preconceito. O roteiro deixa claro que Johnny D foi escolhido para ser condenado em um caso que a polícia não tinha pista alguma e que pressionada precisava apresentar um culpado. 

Esta situação resulta em sequências que revoltam, porém por outro lado, tudo é mostrado de uma forma didática e previsível. A criatividade que o diretor Destin Daniel Cretton mostrou em “Temporário 12” passa longe aqui. 

Ele explora clichês de filmes do gênero, como as ameaças por telefone, o advogado que é pressionado por policiais em uma blitz fajuta, o condenado coadjuvante que é executado causando comoção no advogado e por fim o carcereiro que passa a ter pena dos condenados. Nada de novo em relação aos filmes do gênero. 

No final vale a sessão por conhecer melhor a história real e o sofrimento enfrentado por Johnny D.

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Vi um filme com tema semelhante e não lembro o nome.
Atriz conhecida para mim era a advogada.

Hugo, obrigada pelas informações que me deu sobre os sites.
Bjs,

Pedrita disse...

estou muito querendo ver esse filme, mas ainda só comprando a exibição. vou esperar entrar gratuitamente na programação. beijos, pedrita

Hugo disse...

Liliane - Este filme que vc cita deve ser "Jornada Pela Justiça" com Julia Ormond.

Pedrita - É um bom filme, apesar dos clichês.

Bjs