sábado, 18 de abril de 2020

A Jaula de Ouro

A Jaula de Ouro (La Jaula de Oro, México / Espanha / Guatemala, 2013) – Nota 7,5
Direção – Diego Quemada Diez
Elenco – Brandon Lopez, Rodolfo Dominguez, Karen Martinez, Carlos Chajon.

Do interior na Guatemala, os adolescentes Juan (Brandon Lopez), Samuel (Carlos Chajon) e Sara (Karen Martinez) seguem a pé e de carona em trens em direção a fronteira com o México, com o objetivo de atravessar o país e chegar até Los Angeles. O índio Chauk (Rodolfo Dominguez) se junta ao grupo, que inicia uma dolorosa saga em busca de uma vida melhor. 

O tema da imigração ilegal foi abordado de uma forma mais profissional no ótimo “Sem Identidade” de Cary Joji Fukunaga. Este longa que comento aqui explora uma história bastante semelhante, porém com uma produção bem mais simples e de uma forma ainda mais crua e dolorosa. 

As situações enfrentadas pelos protagonistas causam revolta, mostrando o violento interior dos países da América Central e como a imigração ilegal se tornou fonte de renda para os chamados coiotes que atravessam as pessoas pelo deserto, além destes imigrantes serem alvos de todos os tipos de criminosos. 

A cada nova situação cruel que os protagonistas enfrentam, o espectador fica na espera de um revide ou uma reviravolta em busca de justiça, algo que nunca acontece. 

A sequência final deixa uma sensação de vazio, de uma luta insana para alcançar algo que parece não ter valor algum para a maioria das pessoas.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

O filme tem um tema interessante mas que já foi muito explorado.
Nem vou anotar porque não tenho encontrado a maioria dos filmes comentados por vc.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Alguns filmes que comento realmente são difíceis de encontrar.

Bjs