domingo, 19 de abril de 2020

O Último Homem Negro em San Francisco

O Último Homem Negro em San Francisco (The Last Black Man in San Francisco, EUA, 2019) – Nota 7
Direção – Joe Talbot
Elenco – Jimmy Fails, Jonathan Majors, Rob Morgan, Tichina Arnold, Mike Epps, Finn Wittrock, Danny Glover, Willie Hen, Jamal Trulove.

Jimmy Fails (Jimmy Fails) vive em um bairro pobre na casa do amigo Mont (Jonathan Majors), onde também mora o avô do segundo (Danny Glover). 

Trabalhando em empregos simples, sem perspectivas de uma vida melhor, os amigos tem objetivos diferentes. Mont escreve peças de teatro que nunca encenou, enquanto Jimmy se mostra obcecado em reaver a casa de seu falecido avô que sua família perdeu por não pagar impostos anos atrás. 

O roteiro escrito pelo diretor Joe Talbot em parceria com o ator Jimmy Fails a princípio parece ter como ponto principal a questão da divisão de classes em relação a bairros que se tornam inviáveis para moradia de pessoas pobres por causa do alto custo. 

Com o desenrolar da narrativa, a trama vira seu foco também para os problemas familiares, detalhando o que o protagonista vivido por Jimmy Fails passou na infância e na adolescência e como a vontade de recuperar a casa se tornou uma espécie de sonho de ter uma segunda chance na vida. 

O diretor demonstra criatividade na forma como conta a história, nas atitudes fora do comum da dupla de protagonistas e também nos inusitados ângulos da câmera. Esta experimentação funciona em parte, resultando em algumas sequências estranhas e outras um pouco cansativas, deixando a obra irregular. 

Os personagens incomuns incluem ainda um pregador de rua (Willie Hen), o pai golpista do protagonista (Rob Morgan) e um corretor de imóveis picareta (Finn Wittrock).

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Fiquei com vontade de ver esse filme, Hugo.
Vc assiste Netflix ou Prime Vídeo?
Se sim poderia informar?
Porque é muito complicado descobrir os muitos filmes que vc comenta.
Os atores para mim são desconhecidos com exceção de Danny Glover.
bjs,

Hugo disse...

Liliane - Muitas vezes é difícil encontrar um filme.

Bjs