quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Temporário 12

Temporário 12 (Short Term 12, EUA, 2013) – Nota 8
Direção – Destin Daniel Cretton
Elenco – Brie Larson, John Gallagher Jr, Stephanie Beatriz, Rami Malek, Kaitlyn Dever, Keith Stanfield, Alex Calloway, Kevin Hernandez.

O temporário 12 é um casa que abriga adolescentes abandonados ou vítimas de abuso. Quatro monitores acompanham os adolescentes tentando dar um pouco de conforto, os auxiliando para enfrentar seus problemas psicológicos e mantendo a organização com pequenas regras para evitar conflitos e fugas. 

A líder do monitores é Grace (Brie Larson), jovem que também enfrenta traumas passados e que namora outro monitor, o simpático Mason (John Gallagher Jr). Jessica (Stephanie Beatriz) e o novato Nate (Rami Malek) completam o time de monitores. 

Diferente da maioria dos filmes sobre adolescentes problemáticos, que focam nas falhas do sistema americano, no abuso de pais adotivos e na violência dos monitores deste tipo de instalação, este longa procura mostrar pessoas que realmente se preocupam em melhorar a vida destas crianças. 

O diretor Destin Daniel Cretton escreveu o roteiro baseado na sua própria experiência como monitor em uma casa semelhante a do filme, deixando claro que muitos dos adolescentes considerados rebeldes precisam de atenção. É bom destacar que o filme não foca em adolescentes infratores violentos, mas sim em vítimas de maus tratos. 

A sensibilidade e a forma real como a trama se desenvolve, também é valorizada pela ótima interpretação de Brie Larson, que cria uma Grace que tenta ajudar a todos os adolescentes, mas que não consegue lidar com seus próprios traumas. 

É sem dúvida um pequeno grande filme.

Nenhum comentário: