sexta-feira, 3 de abril de 2020

Coração Valente & Legítimo Rei


Coração Valente (Braveheart, EUA, 1995) – Nota 10
Direção – Mel Gibson
Elenco – Mel Gibson, Sophie Marceau, Patrick McGoohan, Catherine McCormick, Angus MacFayden, Brendan Gleeson, Tommy Flanagan, Brian Cox, Gerda Stevenson, James Cosmo, Ian Bannen, Peter Mullan.

Escócia, final do século XIII. Quando criança, William Wallace (Mel Gibson) viu seu pai ser assassinado pelos ingleses e terminou criado por seus tios. Após estudar fora do país, Wallace volta para a Escócia e conhece a jovem Murron (Catherine McCormick), com quem pretende se casar. 

Sua negativa em deixar o senhor feudal da região dormir com sua noiva antes do casamento termina na morte de Murron. Revoltado e obcecado em acabar com a opressão inglesa, Wallace organiza um exército de camponeses para enfrentar os invasores. 

Baseado na história real de William Wallace, este longa foi indicado a dez prêmios Oscar e venceu cinco, sendo os principais o de Melhor Filme e Direção. É uma história forte detalhada em um ótimo filme que explora romance, drama, aventura e violência nas sensacionais sequências das batalhas. 

Vale citar que era uma época em que mesmo as sequências grandiosas de batalhas eram filmadas com dezenas de coadjuvantes, sem os “soldados virtuais” dos filmes atuais. 

Mesmo sendo um astro na época, este foi o filme que levou Mel Gibson ao auge da carreira.     

Legítimo Rei (Outlaw King, Inglaterra / EUA, 2018) – Nota 7
Direção – David Mackenzie
Elenco – Chris Pine, Stephen Dillane, Rebecca Robin, Billy Howle, Paul Blair, Sam Spruell, Tony Curran, James Cosmo, Ben Clifford.

Escócia, século XIV. A rebelião liderada por William Wallace foi derrotada. Os diversos clãs são obrigados a se submeter ao rei da Inglaterra Edward (Stephen Dillane), que se autoproclama também rei da Escócia. 

A forma opressora com que Edward trata os escoceses leva Robert Bruce (Chris Pine) a reiniciar uma investida contra os invasores logo após a morte de seu pai (James Cosmo). Mesmo com poucos apoiadores, Robert Bruce acredita que poderá derrotar o exército inglês. 

Este interessante mistura de drama de época e aventura baseada numa história real é considerada por alguns como uma espécie de continuação do clássico “Coração Valente” com Mel Gibson. Na verdade a história segue o aconteceu na Escócia nos anos seguintes à morte de Wallace. 

O longa não apresenta a mesma grandiosidade das batalhas da obra de Mel Gibson e nem tem um protagonista marcante, a atuação de Chris Pine é no máximo razoável. O filme ganha pontos por duas boas sequências de batalhas, principalmente a do clímax em meio a lama e pela ótima reconstituição de época. 

O resultado é um longa que vale a sessão como curiosidade histórica.             

Nenhum comentário: