segunda-feira, 13 de abril de 2020

Pronto para Recomeçar

Pronto para Recomeçar (Everything Must Go, EUA, 2010) – Nota 7,5
Direção – Dan Rush
Elenco – Will Ferrell, Christopher Jordan Wallace, Rebecca Hall, Michael Peña, Laura Dern, Stephen Root, Rosalie Michaels. Glenn Howerton.

No dia em que é dispensado do emprego, Nick Halsey (Will Ferrell) chega em casa e encontra suas roupas e objetos jogados no jardim. Sua esposa o abandonou, trancou a casa e trocou as fechaduras. 

No fundo do poço, Nick decide ficar no jardim enquanto resolve o que fazer da vida. Ele faz amizade com um garoto (Christopher Jordan Wallace) e com uma nova vizinha que está grávida (Rebecca Hall). 

Esta simpática mistura de drama e comédia tem uma história muito mais profunda do que aparenta a princípio. O sujeito de meia-idade que precisa recomeçar a vida profissional e pessoal é algo extremamente comum nos dias atuais, a grande sacada do roteiro é fazer com que sua “tragédia” fique inteiramente exposta, inclusive de forma simbólica através dos objetos de sua casa no jardim. O roteiro explica também porque Nick chegou naquela situação, detalhando fatos e atitudes que somados destruíram sua vida. 

Este filme também é um exemplo de como um comediante pode ser um bom ator em papéis mais sérios, mesmo com toques de comédia. Will Ferrell já havia demonstrado talento em “Mais Estranho que a Ficção”, assim como colegas como Adam Sandler, Steve Carell, o falecido Robin Williams e outros comprovaram em trabalhos que foram além das comédias bobas. 

O resultado é uma obra que faz pensar sobre a vida.

Nenhum comentário: