domingo, 29 de dezembro de 2019

Simone

Simone (S1m0ne, EUA, 2002) – Nota 5
Direção – Andrew Niccol
Elenco – Al Pacino, Catherine Keener, Evan Rachel Wood, Jay Mohr, Rachel Roberts, Winona Ryder, Pruitt Taylor Vince, Jason Schwartzmann, Stanley Anderson, Daniel Von Bargen, Elias Koteas.

Viktor Taransky (Al Pacino) é um diretor de cinema que amarga fracassos seguidos e que vê sua última chance de trabalhar para um grande estúdio ir para o ralo quando uma estrelinha (Winona Ryder) abandona seu projeto atual. 

Prestes a ser despedido do estúdio por sua ex-esposa (Catherine Keener), Viktor descobre uma forma inusitada de se manter na ativa. Ele recebe como herança de um estranho (Elias Koteas) um programa de computador preparado para criar um avatar extremamente real. 

Viktor cria uma atriz virtual chamada Simone (Rachel Roberts) e consegue fazer um filme escondendo a verdade de todo mundo, como se a nova atriz fosse excêntrica e preferisse filmar suas cenas sozinha. 

O diretor Andrew Niccol é conhecido por obras de ficção com pitadas de crítica social como “Gattaca – A Experiência Genética” e “O Preço do Amanhã”. O tema da criação de avatar era algo que realmente estava prestes a acontecer no mundo real, enquanto o ponto principal seria a crítica em relação a indústria do cinema e o mundo das celebridades. 

Infelizmente ele escolheu um formato mais voltado para comédia, o que transformou a história em algo mais patético do que crítico. Os diálogos são ruins e várias sequências chegam a ser ingênuas, assim como o péssimo desenvolvimento dos personagens. Al Pacino tenta dar um pouco de dignidade ao protagonista, mas longe de ser o suficiente para salvar este filme equivocado.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Vi esse filme faz muito tempo e fiquei confusa porque não entendia nem imaginava "avatas".

Já viu "O irlandês"?
Ainda não vi porque é muito longo.
Me preparando para vê.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Vi "O Irlandês" e logo postarei no blog.

Bjs