quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

The Spy

The Spy (The Spy, França, 2019) – Nota 7,5
Direção – Gideon Raff
Elenco – Sacha Baron Cohen, Noah Emmerich, Hadar Ratzon Rotem, Yael Eitan, Nassim Si Ahmed, Alexander Siddig, Moni Moshonov, Waleed Zuaiter.

Israel, 1961. Eli Cohen (Sacha Baron Cohen) trabalha em uma empresa em uma função burocrática, porém nos anos cinquenta atuou como espião para o o governo israelense enquanto vivia no Egito.

Sonhando voltar a trabalhar para o governo, Eli fica feliz ao ser novamente recrutado. O problema é que desta vez sua missão é muito mais complicada. 

Ele recebe uma nova identidade, inventa uma história mentirosa para a esposa (Hadar Ratzon Rotem) e utiliza suas raízes sírias para se infiltrar entre os poderosos empresários e políticos daquele país. Primeiro na Argentina durante um ano e em seguida direto em Damasco, capital da Síria. 

Aos poucos Eli consegue descobrir segredos vitais para Israel se defender do inimigo sírio, ao mesmo tempo colocando sua vida em risco. 

Baseado na incrível história real do espião Eli Cohen, esta minissérie em seis episódios faz um retrato dos bastidores da luta entre Israel e Síria durante os anos sessenta, situação que resultou na chamada “Guerra dos Seis Dias” em 1967. 

Numa época em que as mensagens por Código Morse era a forma de contato a longa distância que dificultava interceptações, Cohen viveu cinco anos utilizando uma identidade falsa praticamente sem apoio algum. Ele sabia que qualquer deslize seria uma sentença de morte. 

É interessante que ele entrou tão fundo na pele do personagem do empresário sírio, que nas poucas vezes em que voltou para casa demonstrou dificuldade em se relacionar com a esposa. 

A minissérie tem boas sequências de suspense, o roteiro detalha muito bem as relações do protagonista e inclusive sua participação em um Golpe de Estado na Síria que levou o general Amin Al Hafez (Waleed Zuaiter) ao poder. 

Vale destacar ainda a atuação sóbria do comediante Sacha Baron Cohen, que aproveita muito bem a chance de interpretar um papel sério. 

Os fãs de filmes de espionagem com estilo clássico com certeza irão curtir.

2 comentários:

Marília Tasso disse...

Que interessante! gosto do Sacha, vou conferir!

Hugo disse...

Marília - Gostei bastante. Vale conhecer.

Abraço