terça-feira, 24 de dezembro de 2019

O Homem que Inventou o Natal

O Homem que Inventou o Natal (The Man Who Invented Christmas, Irlanda / Canadá, 2017) – Nota 7
Direção – Bharat Nalluri
Elenco – Dan Stevens, Christopher Plummer, Jonathan Pryce, Morfydd Clark, Justin Edwards, Ger Ryan, Anna Murphy, Donald Sumpter, Simon Callow, Miriam Margolyes, Ian McNeice.

Londres, 1843. O escritor Charles Dickens (Dan Stevens) vive feliz com a esposa (Morfydd Clark) e os filhos pequenos, porém sofre com a falta de inspiração após seus três últimos livros fracassarem. 

Ao ver um enterro em que o morto é velado apenas por um idoso mal humorado (Christopher Plummer), Dickens tem a ideia de escrever uma história sobre um solitário sovina atormentado por fantasmas na noite de Natal. 

Sua ideia é vista com desprezo por seus editores e com receio por seu amigo e empresário (Justin Edwards). A dificuldade em desenvolver a história aumenta com a chegada de seu pai (Jonathan Pryce), de quem ele guarda mágoas. 

Baseado na história real do “nascimento” do livro clássico “A Christmas Carol”, este longa detalha o maluco processo de criação do escritor. Misturando a imaginação com sua própria experiência de vida, incluindo seus traumas de infância, Dickens “interagia” com seus personagens. 

Este fato é desenvolvido de forma criativa pelo diretor indiano Bharat Nalluri, que dá vida ao protagonista do livro vivido por Christopher Plummer e aos fantasmas que o atormentam e conversan com o escritor. 

O roteiro cita que na época o Natal era uma festa simples comemorada pelas pessoas mais pobres. Com o sucesso do livro de Dickens, a festa se expandiu para todos os círculos na Inglaterra e posteriormente para o mundo.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Muito interessante e vai para minha lista, Hugo.
Li pouco o que Charles Dickens escreveu.
Mas interessa saber alguma coisa da vida dele.
O diretor nunca ouvi falar.
Mas os atores são excelentes.
Dan Stevens (do seriado Crown), Jonathan Pryce (A esposa/ 2 Papas), Christopher Plummer.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Eu gostei bastante da história e tb do estilo criativo do escritor.

Bjs