segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Amelia

Amelia (Amelia, EUA / Canadá, 2009) – Nota 6
Direção – Mira Nair
Elenco – Hilary Swank, Richard Gere, Ewan McGregor, Christopher Eccleston, Joe Anderson, Cherry Jones, Mia Wasikowska, Aaron Abrams.

Amelia Earhart (Hilary Swank) ficou famosa nos anos trinta ao atravessar o Oceano Atlântico entre os EUA e o Reino Unido por duas vezes, sendo que na segunda vez pilotando sozinha um avião. 

Em 1937, ela e o navegador Fred Noonan (Christopher Eccleston) desapareceram no ar enquanto tentavam fazer uma volta ao mundo em um pequeno avião. 

O roteiro detalha a vida de Amelia à partir do momento em que ela conhece George Putnam (Richard Gere), que se torna seu empresário e futuro marido, para em seguida mostrar seus feitos, sua vida conjugal e até mesmo seu affair com o político Gene Vidal (Ewan McGregor), pai do futuro escritor Gore Vidal e que era também exímio aviador. 

Por ser uma biografia o longa não apresenta surpresas quanto a história. O desenvolvimento da narrativa é frio, mesmo na sequência que antecede o desaparecimento do avião. 

O destaque fica para uma Hilary Swank irriquieta e muito parecida com a personagem real. 

A vida de Amelia Earhart rendeu também um telefilme chamado “A Rainha do Ar” em 1994 com Diane Keaton na papel principal.

4 comentários:

Pedrita disse...

amei esse filme, grande história. adoro histórias de mulheres vitoriosas.
https://mataharie007.blogspot.com/2015/03/amelia.html

Hugo disse...

Pedrita - É uma boa história de vida.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Já assisti e gostei muito.
O filme de 2009 assisti há uns 2 anos.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - A história é mais interessante do que o filme.

Bjs