sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Perigo Próximo & Delírios do Passado


Perigo Próximo (Better Watch Out, Austrália / EUA, 2016) – Nota 7
Direção – Chris Peckover
Elenco – Oliva DeJonge, Levi Miller, Ed Oxenbould, Aleks Mikic, Dacre Montgomery, Patrick Warburton, Virginia Madsen.

Na época de Natal, os pais de Luke (Levi Miller) saem para jantar com amigos e deixam o garoto em casa com a jovem babá Ashley (Olivia DeJonge). Luke tem apenas doze anos e está apaixonado pela garota que tem dezoito. Os planos de tentar seduzir Ashley mudam quando um estranho começa a rondar a casa e fazer ligações os ameaçando. É o início de uma noite de terror.

Este suspense de baixo orçamento foi uma boa surpresa. Eu esperava um filme comum do gênero, o que realmente ocorre na primeira meia-hora, até o roteiro entregar uma criativa reviravolta. Não posso dar dicas ou comparar com um filme famoso que chega a ser citado em uma determinada sequência para não estragar a surpresa de quem ainda não conferiu.

É um filme que mostra como uma história criativa pode dar uma nova a cara um gênero desgastado.

Delírios do Passado (Delirium, EUA, 2018) – Nota 5
Direção – Dennis Iliadis
Elenco – Topher Grace, Patricia Clarkson, Genesis Rodriguez, Robin Thomas, Callan Mulvey.

Após vinte anos preso em uma instituição psiquiátrica, Tommy (Topher Grace) recebe alta, porém terá de cumprir trinta dias de prisão domiciliar. Tentando se manter equilibrado a base de medicamentos fortes, Tommy volta para a antiga mansão da família. Sozinho e sendo pressionado por sua agente da condicional (Patricia Clarkson), não demora para ele começar a ter alucinações relacionadas aos traumas vividos no passado. 

A premissa é interessante, assim como a dúvida que surge no início sobre o crime que ele teria cometido e qual a participação de sua família. Infelizmente tudo se perde em um roteiro confuso que tenta enganar o espectador através de sequências que misturam alucinações e realidade, mas que transformam a narrativa em uma salada russa. 

A explicação para a entrada em cena do personagem do irmão (Callan Mulvey) é absurda, assim como as atitudes do mesmo. Também não convence a atuação de Topher Grace, ator muito mais acostumado a comédias e filmes românticos. 

O resultado é um filme totalmente dispensável.

8 comentários:

Larissa disse...

Eu não sei porque mas todos os últimos filmes que assisti com Topher Grace não foram uma experiência muito positiva. Estou querendo ver Infiltrado na Klan, sei que tem ele porém vi muitos elogios sobre o longa e por isso estou mais tranquila em ver a obra. Quanto a Perigo Próximo, é bom saber que deu uma saída diferente para um gênero que apesar de bom, vem se desgastando mais e mais, tanto em filmes quanto em livros.

Abraço,
Parágrafo Cult

Hugo disse...

Larissa - Topher Grace está tentando mudar sua imagem de astro adolescente de comédias, porém está errando na escolha de filmes mais sérios, além de dificilmente convencer interpretando papéis mais adultos.

Abraço

Luli Ap. disse...

Não achei de todo ruim Delirios do Passado, a parte do irmão é mesmo over, mas gostei da parte da garota levando os remédios e da mãe dele :p
Já Perigo Próximo foi terror demais para o meu gosto, o menino era um psicopata infantil de uma crueldade ímpar e as cenas aterrorizantes, a do balde foi horrível, e quando ele diz que vai visitá-la no hospital foi de dar dó da menina :/

Hugo disse...

Luli - Esta reviravolta de "Perigo Próximo" foi o grande acerto do filme, que realmente é indicado para quem gosta de obras fortes.

Bjs

Leo Rib disse...

Nuca tinha ouvido falar nesse Perigo Próximo. Mas parece interessante.

Hugo disse...

Leo - Eu tb descobri este filme faz poucos dias e gostei.

Abraço

antonio filho disse...

gostei bastante do filme perigo proximo ! minha esposa adorou tambem ! obrigado por mais essa excelente dica ,hugo !

Hugo disse...

Antonio - O filme foi uma boa surpresa. A reviravolta na trama é criativa e assustadora.

Abraço