quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Os Mortos Não Morrem

Os Mortos Não Morrem (The Dead Don’t Die, EUA / Suécia, 2019) – Nota 5,5
Direção – Jim Jarmusch
Elenco – Bill Murray, Adam Driver, Tilda Swinton, Tom Waits, Chloe Sevigny, Steve Buscemi, Eszter Balint, Danny Glover, Caleb Landry Jones, RZA, Larry Fessenden, Rosie Perez, Carol Kane, Sarah Drive, Iggy Pop, Selena Gomez.

Uma pequena mudança na rotação do eixo da Terra faz com que os mortos voltem à vida.

Na pequena cidade de Centerville, os zumbis passam a atacar e matar os moradores. Para deter os mortos-vivos, um trio de policiais (Bill Murray, Adam Driver e Chloe Sevigny) recebe a ajuda de uma estranha agente funerária (Tilda Swinton). 

Por mais que eu goste de vários filmes malucos de Jim Jarmusch, este é sem dúvida um dos mais fracos de sua carreira. A tentativa de fazer uma crítica social é bastante rasa e sem graça, tanto na questão política através do personagem de Steve Buscemi, como na escolha de fazer com que os zumbis procurem coisas que eles gostavam quando vivos, como celulares, café e até doces. 

Os personagens bizarros comuns aos filmes do diretor também não ajudam, com exceção do ermitão vivido pelo impagável Tom Waits. Vários coadjuvantes parecem perdidos na trama, como o grupo de jovens com Selena Gomez e os adolescentes infratores presos. 

Infelizmente o resultado é uma enorme bola fora na carreira do diretor.

6 comentários:

Marília Tasso disse...

Não gostei, achei bem vazio, só ganhou pontos por conta do Tom Waits, que poderia ter sido bem mais explorado.

Hugo disse...

Marília - Perfeito, é um filme vazio.

Abraço

Luli Ap. disse...

Parece que houve uma overdose de filmes crítica social ultimamente.
Esse vou passar.

Hugo disse...

Luli - Sim e alguns destes filmes bem vazios.

Bjs

Pedrita disse...

eu nunca me diverti tanto. mas não sei se é pq gosto do gênero, ou pq adorei ver os atores renomados nessa enrascada, ou pq realmente tem umas tiradas irônicas. mas confesso q não liguei, me diverti tanto, q se foi só pq achei engraçado tá bom tb. eu adorei o adam dizer no final q estava calmo pq tinha lido todo o roteiro hahahahahaha. amei. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - É o tipo de filme que o espectador tem que entrar na brincadeira. Eu infelizmente não consegui, prefiro outros trabalhos de Jarmusch.

Bjs