segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Labirinto de Mentiras

Labirinto de Mentiras (Im Labyrinth des Schweigens, Alemanha, 2014) – Nota 7,5
Direção – Giulio Ricciarelli
Elenco – Alexander Fehling, André Szymanski, Friederike Becht, Johannes Krisch, Johann von Bullow, Gert Voss.

Frankfurt, Alemanha, 1958. Johann Radmann (Alexander Fehling) é um jovem promotor público relegado a atuar em pequenos casos de infrações. 

Quando o jornalista Thomas Gnielka (André Szymanski) tenta denunciar um ex-oficial nazista que está trabalhando como professor em um colégio de crianças e acaba ignorado por outros promotores, Radmann se mostra curioso com o caso. 

Aos poucos, o jovem percebe que os crimes cometidos por muitos nazistas foram jogados debaixo do tapete. Seu desejo em descobrir a verdade desperta a atenção de seu chefe de origem judaica. O veterano Fritz Bauer (Gert Voss) encarrega Radmann de investigar e se possível levar os criminosos nazistas a julgamento. 

Este longa explora a história real da investigação que levou diversos ex-nazistas a julgamento dentro da Alemanha utilizando dois personagens reais e um fictício. O promotor-chefe Fritz Bauer e o jornalista Thomas Gnielka foram alguns dos responsáveis pela caça ao criminosos, enquanto Johann Radmann foi criado para o filme como uma espécie de homenagem aos vários promotores que participaram do caso. 

O roteiro utiliza este personagem para mostrar como a geração que veio após o final da Segunda Guerra pouco sabia ou se interessava pelo ocorrido, com muitos ignorando o que realmente aconteceu nos campos de concentração. 

É interessante também a questão pouco citada sobre o que aconteceu com os soldados alemães após a guerra. Os que sobreviveram voltaram para suas vidas normais, muitos deles após cometerem crimes terríveis durante a guerra. A tentativa de enterrar o passado não funcionou para todos.

6 comentários:

Pedrita disse...

não curti esse filme. beijos, pedrita https://mataharie007.blogspot.com/2018/09/labirinto-de-mentiras.html

Hugo disse...

Pedrita - Eu gosto de filmes sobre a Segunda Guerra e suas consequências. Considero este bastante interessante.

Bjs

Marília Tasso disse...

Um filme que acrescenta bastante sobre um tema já tão explorado no cinema. Muito bom!

Hugo disse...

Marília - A Segunda Guerra parece ser um tema inesgotável.

Abraço

Luli Ap. disse...

Fiquei curiosa com esse filme.
Levo a indicação.
Essa é mesmo uma pergunta instigante.
Como voltaram às suas vidas de antes os soldados nazis?

Hugo disse...

Luli - Outro ponto positivo é que o filme é baseado em história real.

Bjs